Coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança abriu Semana Internacional do IPS

Pedro Veiga, coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança, participou ontem,15 de maio, na sessão de abertura da 10.ª Semana Internacional do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Numa conferência subordinada ao tema “O papel da tecnologia num mundo em mudança”, o Prof. Pedro Veiga abordou a evolução da internet em Portugal e os novos desafios como a “CyberSegurança”, o “CyberCrime” e a “CyberDefesa”. Para o coordenador do Centro Nacional de CiberSegurança a cooperação entre as entidades que tutelam estas áreas é essencial para contornar ataques informáticos e deixou alguns alertas para minimizar danos: não abrir emails de destinatários desconhecidos e efetuar regularmente cópias dos ficheiros e updates dos sistemas. Frisou também a pertinência que as competências digitais assumem no quotidiano profissional e apresentou o programa da tutela neste âmbito, o “Portugal INCoDe.2030”, no qual o IPS tem vindo a ter uma participação ativa enquanto entidade de ensino superior.

No âmbito da internacionalização, o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS, destacou as várias estratégias em curso no Instituto, o incentivo à realização de programas de mobilidade internacional e a dinamização de formação em inglês destinada a docentes e não docentes. Adiantou, também, que para além do projeto H2020 na área das energias renováveis, coordenado pelo IPS, a instituição irá integrar outro consórcio de outro projeto H2020, o que revela o know-how presente no Instituto e respetivo reconhecimento a nível internacional.

Greg Macris, Ministro Conselheiro para os Assuntos Políticos e Económicos da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, também presente na conferência, salientou a pertinência das visitas que tem realizado para conhecer o país, mas sobretudo as universidades e politécnicos portugueses, que no campo da tecnologia e da investigação nesta área têm mostrado excelentes capacidades e inovação. 

A última intervenção foi realizada através de videoconferência, diretamente da Turquia, na qual a investigadora Ayselin Yildiz, da Yasar University, falou sobre o papel dos smartphones durante a jornada de fuga dos refugiados, considerando a atual crise migratória. A investigadora realizou um retrato claro do que tem acontecido no seu país, desde 2015, referindo que os smartphones são utilizados para obter informação acerca da abertura e fecho de fronteiras, preços de viagens e barcos disponíveis, para partilhar coordenadas (GPS) e encontrar rotas seguras, mas também para os refugiados tomarem conhecimento sobre como e o que fazer nos países que os acolhem, entre outras.

Sob o tema ‘Changing World. Changing Attitudes.’, a 10ª Semana Internacional do IPS recebe mais de 40 participantes, oriundos de 14 países para refletirem sobre as mudanças constantes e imediatas no mundo atual, considerando o desenvolvimento das tecnologias e o seu papel e impacto no quotidiano da sociedade.  A Semana Internacional decorre até ao dia 19 de maio, sendo possível consultar a agenda completa, aqui.