Cortana, a assistente pessoal digital chega ao PC

A assistente pessoal digital, Cortana, criada pela Microsoft e, por agora, apenas disponível para utilizadores do Windows Phone 8.1 vai crescer e estender as suas funcionalidades a todos os dispositivos que utilizem Windows. Para além de fazer sugestões de acordo com as preferências de cada utilizador, a Cortana vai atingir um novo nível.

cortana-1

Joe Belfiore, vice-presidente de sistemas operativos da Microsoft, apresentou a novidade, que chega com o Windows 10 baseado no conceito de continuum que pretende unir todos os dispositivos Microsoft, desde os smartphones aos computadores de forma elegante e prática como o próprio descreveu. A nova versão da Cortana ainda está em desenvolvimento mas foi possível evidenciar já algumas das potencialidades desta ferramenta.

A Cortana é descrita como a melhor assistente pessoal digital e aprendeu, por exemplo, novos idiomas para que a tecnologia possa ser usufruída por mais utilizadores. O conhecimento desta assistente também evoluiu mas o utilizador pode escolher quais as informações que deseja que a Cortana conheça e quais as que prefere que ela esqueça. A partir desta gestão de conteúdos disponíveis ou não, a assistente digital pode sugerir soluções para qualquer dúvida colocada, desde procura de ficheiros a resultados de eventos desportivos.

Belfiore apresentou a Cortana não só como uma assistente pessoal digital mas também como um membro extra da família, exemplificando através de alguns comandos básicos como pôr música a tocar através da biblioteca pessoal ou aumentar e diminuir o volume, pedindo-lhe para que se cale. A Cortana tem acesso a todos os ficheiros que estejam nos vários dispositivos bem como na Cloud.

Mas a Cortana é, de facto, uma verdadeira assistente, já que foi apresentada outra função que permite que faça tarefas em nome do utilizador como é o caso do envio de um e-mail. É possível pedir à assistente para escrever o pretendido através de comandos de voz e solicitar o envio para determinado destinatário.

Segundo Joe Belfiore, as novas funcionalidades vão ser testadas nos próximos três a cinco meses, em vários países mas a ideia de que existe uma continuidade entre todos os dispositivos também em relação a esta ferramenta ficou bem assente.