COTEC Portugal lança plataforma de apoio à integração de doutorados nas empresas

Iniciativa D100>-

A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, anunciou o lançamento da plataforma D100>-<E100, cujo propósito é promover a integração de quadros com formação superior avançada nas empresas e doutorados.

Em ultimo caso, trata-se de “expandir a intensidade de colaboração com o sistema científico e a base de empresas com capacidade de desenvolvimento tecnológico próprio”.

A iniciativa pretende ainda consciencializar as pequenas e médias empresas “para a importância da gestão do capital humano enquanto ativo intangível determinante na geração de inovação, vantagens competitivas e valor empresarial”.

Assim, este programa pretende juntar as empresas, escolas doutorais, unidades do sistema científico e os instrumentos de política pública disponíveis, através da reconfiguração da oferta de doutoramentos “em ambiente empresarial”.

Desta forma, permite-se expandir a base de empresas com desenvolvimento tecnológico próprio, através da valorização do capital humano, do conhecimento e do aumento da colaboração entre o tecido empresarial e o sistema científico.

Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, destaca que “temos ainda um nível de colaboração entre as empresas e a universidade muito abaixo do expectável: apenas 1 em cada 25 empresas que refere ter atividades de inovação tem relações com a academia e apenas pouco mais de 10% dos doutorados formados pelas nossas universidades são empregues por empresas”.

Nesse sentido, torna-se necessário a criação “de programas de doutoramento orientados para as necessidades das empresas, mas também os empresários e gestores deverão compreender da importância estratégica do reforço da qualidade do capital humano interno e da maior colaboração com a academia como fatores chave para responder aos desafios competitivos que enfrentam na expansão em mercados globais”, disse o mesmo responsável.

“Com o programa D100>-<E100, colocar 100 doutorados em 100 empresas, esperamos poder contribuir para um impulso abrangente e de maior impacto para que mais empresas criem capacidade tecnológica própria e colaborem com a academia”, acrescenta o diretor-geral da COTEC Portugal.