Criminosos tiram partido do modelo de negócio “as-a-Service”

Após dois anos de investigação, a equipa Sophos X-Ops descobriu sofisticação em esquemas que conduzem as vítimas a investimentos falsos.

A Sophos revelou que os atacantes de esquemas ‘sha zhu pan’ – ou seja, que conduzem fraudes elaboradas relacionadas com romance e criptomoedas – estão a tirar partido de um modelo de negócio semelhante ao cibercrime como serviço (“as-a-Service”), vendendo kits para este tipo de ataques na dark web e, assim, expandindo-se globalmente para novos mercados.

Criados por gangues de crime organizado na China, estes novos kits fornecem as componentes técnicas necessárias para implementar um esquema específico chamado “poupanças DeFi“.

A Sophos indica que os criminosos posicionam os golpes de poupanças DeFi como oportunidades de investimento passivo semelhantes às contas do mercado monetário, muitas vezes para pessoas que não entendem de criptomoedas.

“As vítimas só precisam de conectar a sua carteira de criptomoedas a uma “conta corretora”, tendo a expectativa de ganhar juros significativos com o seu investimento” mas, na realidade, “estão a adicionar as suas carteiras a um conjunto fraudulento de negociação de criptomoedas, que os burlões depois esvaziam”.

Quando este tipo de esquemas apareceu pela primeira vez, durante a pandemia de COVID-19, os seus aspetos técnicos eram ainda relativamente primitivos e exigiam muito esforço e orientação para conseguir enganar as vítimas.

Agora, à medida que as burlas se tornam mais bem-sucedidas e os atacantes aperfeiçoam as suas técnicas, a Sophos explica que se está a assistir “a uma evolução semelhante à do ransomware e outros tipos de cibercrime no passado: a criação de um modelo “as-a-Service”.

Os grupos de criminosos ‘sha zhu pan’ estão a criar kits DeFi prontos a usar, que outros cibercriminosos podem comprar na dark web. Como resultado, estão a surgir – em áreas como a Tailândia, a África Ocidental e até os EUA – novas redes criminosas que não estão associadas a grupos de crime organizado chineses.

Em 2023, a Sophos X-Ops descobriu duas grandes redes ‘sha zhu pan’ – uma baseada em Hong Kong e outra no Camboja.

Ambas tiravam partido de aplicações legítimas de comércio de criptomoedas e criavam personas falsas elaboradas para atrair as vítimas e roubar-lhes milhões. Uma investigação mais aprofundada revelou que estes atacantes estão já a adicionar Inteligência Artificial (IA) ao seu arsenal.

No final de 2023, a Sophos X-Ops descobriu uma vasta operação de ‘liquidity mining’ que envolvia três redes separadas de crime organizado chinês, visando cerca de 100 vítimas.

Durante a investigação desta operação, a Sophos X-Ops notou pela primeira vez a disponibilização de kits de fraude ‘sha zhu pan’.

Nas mais recentes operações que a Sophos X-Ops investigou, os atacantes removeram todos os impedimentos tecnológicos anteriores, e também reduziram significativamente a quantidade de engenharia social necessária para roubar as vítimas.

Nos atuais esquemas de poupanças DeFi, as vítimas envolvem-se em negociações fraudulentas de criptomoedas através de aplicações legítimas e conhecidas e dão aos burlões (embora sem o saberem) acesso direto às suas carteiras.