Critical Materials e FiberSensing desenvolvem projeto piloto com EDP

A Critical Materials e a FiberSensing estão a desenvolver um projeto piloto em parceria com a EDP que visa a instalação de um sistema de diagnóstico e prognóstico de ultima geração que irá permitir avaliar com maior precisão o estado de componentes estruturais de turbinas eólicas e potenciar poupanças operacionais, de manutenção e a extensão do tempo de vida.
As turbinas operam em condições muito adversas devendo manter uma elevada disponibilidade na generalidade das condições meteorológicas, com custos de manutenção tendencialmente menores. Atualmente, os principais atores no setor da energia procuram soluções tecnológicas que permitam, de uma forma eficaz, avaliar o estado dos seus ativos, acrescentando maior previsibilidade nas suas operações, reduzindo custos na sua manutenção e garantindo uma maior disponibilidade operacional.
Adicionalmente, a utilização crescente de novos materiais, que permite a redução de peso, a maior flexibilidade geométrica, um custo de fabrico mais baixo e a integração de novas funcionalidades durante a fase de produção, introduz novos desafios ao desenvolvimento e operação deste tipo de ativos.
O projeto piloto integra tecnologia desenvolvida integralmente por empresas nacionais, cabendo à FiberSensing o fornecimento do sistema de sensorização, corporizado na sua solução WindMETER e à Critical Materials a integração da informação gerada na sua plataforma de diagnóstico e prognóstico.
A conjunção dos dois subsistemas permite a avaliação do estado estrutural de elementos do aerogerador com periodicidade associada ao ciclo operacional deste tipo de ativos, tornando-se, assim, possível realizar prognóstico do estado do sistema, com impacto evidente no planeamento das atividades de manutenção e logística associadas.