Critical Software leva rede dedicada a IoT a Coimbra

A iniciativa “The Things Network”, uma rede livre e de código aberto exclusivamente dedicada à Internet das Coisas(IoT), chega a Coimbra com vista a transformar a cidade numa open smart city. O projeto da Critical Software representa uma nova era de interconectividade para pessoas e empresas.

A rede está a ser implementada pelo FIKALAB, o programa interno de pesquisa e desenvolvimento da Critical, e a primeira fase do projeto teve início com a instalação de estações base na cidade, incluindo uma na sede da empresa em Coimbra.

“The Things Network” é uma rede sem fios com a particularidade de ser de longo alcance e que não requer a subscrição de dados móveis ou códigos WiFi para que os dispositivos IoT possam comunicar. Também opera com uma baixa taxa de consumo de energia, graças à tecnologia inteligente LoraWAN. 

Segundo a Critical Software, a rede é particularmente útil para ligar dispositivos à Internet, na medida em que podem funcionar vários anos com uma única carga e comunicar a vários quilómetros de distância.

A adesão à iniciativade várias instituições de ensino e investigação planeada para os próximos meses vai ajudar a potenciar a investigação e inovação em conjunto com as empresas e a economia local. Espera-se ainda que a rede expanda para cobrir todo o centro da cidade até ao início de 2018.

“Estamos satisfeitos por ter facilitado o lançamento desta iniciativa, uma rede para as “Coisas”, que será detida e gerida pela população de Coimbra. Para que uma cidade se torne “inteligente” e opere de forma sustentável, iniciativas como esta devem envolver as pessoas que vivem e trabalham na cidade. Esta rede representa uma nova vantagem competitiva para Coimbra e estamos entusiasmados com os benefícios que irá certamente trazer para a economia local”, afirma, em comunicado, António Alves, líder do projeto.

Com este desenvolvimento, Coimbra junta-se a um número crescente de cidades em todo o mundo que já beneficiam de conectividade de dados para a IoT a baixo custo, num ambiente aberto e colaborativo.