CTT lançam chatbot com inteligência artificial

Helena oferece apoio a todos os clientes CTT, disponibilizando uma assistência em tempo real e que conjuga as componentes informativa e transacional.

Os CTT – Correios de Portugal lançaram o primeiro chatbot alimentado por Inteligência Artificial Generativa (ChatGPT), com o objetivo “de revolucionar a experiência de atendimento ao cliente”.

Baseado em tecnologia Microsoft Azure OpenAI, ‘Helena’ oferece “um nível incomparável de apoio a todos os clientes CTT”, disponibilizando uma assistência em tempo real e que conjuga as componentes informativa e transacional.

De acordo com Cláudia Serra, diretora do Apoio e Voz do Cliente dos CTT, “a ‘Helena’ é mais do que um chatbot, representa, a partir de agora, uma aliada dedicada dos nossos clientes que vem reforçar o nosso compromisso em oferecer um atendimento de qualidade, em toda a cadeia de valor. Este é apenas o início de uma jornada que continuará a recorrer à mais alta tecnologia em benefício dos nossos clientes”.

Implementada com o parceiro Singularity Digital Enterprise, part of Devoteam, e o apoio da Microsoft, esta nova ferramenta é lançada no início da peak season, um período de enorme exigência, em que o número de objetos transacionados sobe significativamente.

Este é apenas um dos muitos investimentos efetuados pela empresa, para que esta seja “a melhor peak season de sempre em qualidade e serviço ao cliente”.

A partir de hoje, os clientes dos CTT vão poder perguntar à ‘Helena’ qual o estado da sua encomenda, qual o código postal de uma morada, que documentos são necessários para subscrever certificados de aforro, quais os horários das lojas, como pagar portagens, como desalfandegar uma encomenda, entre muitas outras informações que são disponibilizadas de imediato.