Décima loja da Media Markt em Portugal é pioneira no retalho digital da marca

A nova loja da distribuidora de eletrónica de consumo abriu hoje em Matosinhos. É a loja mais digitalizada da empresa em Portugal e trata-se de um teste piloto do grupo alemão.

O projeto piloto que corresponde à nova loja em Matosinhos faz parte da transformação do modelos operacional da empresa.

Segundo comunicado, a razão para este investimento é “que também as rápidas mudanças nos hábitos de compra dos clientes e as novas possibilidades que oferecem as tecnologias abrem um grande número de oportunidades e exigências, algo que a Media Markt pretende liderar mediante a transformação do maior modelo de negócio no mundo do retalho.”

A alteração que prevê a digitalização de todos os processos vai envolver todos os departamentos e o sistema vai tratar de toda a gestão, logística e administração da loja.

A loja conta também com tecnologia ao serviço do cliente, desde etiquetas electrónicas que garantem preços atualizados e displays digitais “que permitem ao cliente comparar o produto com outros através da tecnologia Kinect da Microsoft”.

O robot Wiigo, um carrinho de compras de uma startup de Matosinhos, está na loja pronto a assistir pessoas com mobilidade reduzida. Segundo o gerente da loja, Filipe Fernandes “identifica e segue de forma autónoma a pessoa com dificuldades, acompanhando-a em todo o processo de compra”, assegura o gerente da Media Markt Matosinhos. Na loja existe também uma zona Stop&Go que permite aos clientes “recolher as compras de forma rápida e sem sair do veículo.”

Os 2.600 m2 da loja de Matosinhos estão divididos em quatro áreas para testar novos dispositivos “House Tech, Home & Personal Care, Audio e Mobile & Outdoor”. Aqui existem áreas de realidade virtual, de jogos interativos e show cooking. Têm também uma área de formação de clientes “onde serão realizados workshops sobre produtos smart, fotografia, informática ou robótica.”