Dell Technologies anuncia nova divisão dedicada ao IoT

A empresa dá a conhecer a sua visão e estratégia de Internet das Coisas (IoT), assim como uma nova divisão, novos produtos, laboratórios, programa de parceiros e modelos de consumo focados nessa tecnologia. A Dell Technologies irá investir mil milhões de dólares em R&D de IoT nos próximos três anos.

Numa era em que todos os tipos de dispositivos, desde telefones a carros passando por lâmpadas e  ou monitores cardíacos são inteligentes e transmitem dados, há a necessidade de um processamento de informação em tempo real e da chamada “computação distribuída”, diz a Dell. Estes dispositivos não podem simplesmente esperar por uma resposta de uma infraestrutura de cloud centralizada que pode estar à distância de segundos.

Assim, a abordagem à IoT da empresa baseia-se na tecnologia e serviços líderes de mercado e num ecossistema de parceiros cuidadosamente acompanhado desenhado para facultar valor aos clientes nos dias de hoje e para os preparar para o futuro.

“A IoT está a mudar tudo na forma como vivemos, como as organizações operam e como o mundo funciona”, disse, em comunicado, Michael Dell, Presidente e chief executive officer da Dell Technologies.

“A Dell Technologies lidera o caminho dos nossos clientes com uma nova arquitetura de computação distribuída que junta a IoT e a inteligência artificial num único ecossistema independente do edge até ao core e à cloud. As implicações para a sociedade globalizada serão muito profundas”, acrescentou.

IoT Solutions Division está encarregada de orquestrar o desenvolvimento de produtos e serviços de IoT da empresa será liderada por Ray O’Farrell, CTO da VMware. A nova divisão irá combinar tecnologias desenvolvidas internamente com ofertas do vasto ecossistema da Dell Technologies para facultar soluções completas ao cliente.

“A nossa nova divisão de IoT vai aproveitar as mais-valias na família da Dell Technologies para assegurar que conseguimos facultar a solução correta – em combinação com o nosso vasto ecossistema de parceiros – para responder às necessidades dos nossos clientes e ajudá-los a implementar com maior facilidade sistemas IoT integrados”, indicou o general manager da divisão IoT da Dell Technologies.

O anunciado investimento de mil milhões de dólares em R&D,  novos produtos, soluções, laboratórios, programa de parceiros e ecossistema de IoT demonstra bem o compromisso da empresa com a tecnologia.

Hoje, a Dell Technologies já faculta uma série de soluções e produtos ligados à tecnologia de dispositivos inteligentes como o Gateways Edge, VMware IoT Control Center ou o Dell Boomi mas tem em vista novas iniciativas como o Dell EMC Project Nautilus, um software que permite a alimentação e o querying de streams de dados de gateways IoT em tempo real; o Project Fire, que é uma plataforma híper-convergente que faz parte da família VMware Pulse de soluções IoT que inclui uma gestão simplificada, computação local, armazenamento e aplicações de IoT como analítica em tempo real; o Project IRIS da RSA, que o Iris estende a capacidade de Security Analytics para oferecer visibilidade e monitorização de ameaças no edge, e tecnologias disruptivas como aceleração de processadores vão aumentar a velocidade da analítica perto do edge. 

Os clientes podem agora também visitar um dos redesenhados Labs IoT da Dell Technologies, que vão oferecer serviços de consultadoria para estratégia e definição de objetivos de negócio, direção e estratégia, design de infraestruturas, implementação e serviços de suporte.  Outra novidade é a implementação dos serviços de consultoria para analítica de performance de dados geograficamente dispersos, denominado Worldwide Herd.

A Dell Technologies assume o contínuo compromisso com a abertura e a estandardização no IoT ao participar em iniciativas como a EdgeX Foundry, o Industrial Internet Consortium (IIC) e o OpenFog Consortium. Com base no código fonte Dell, a EdgeX Foundry é um projeto open source agnóstico face a fabricantes para a construção de uma rede comum de interoperabilidade para facilitar um ecossistema para edge computing. 

A IoT está a criar novos modelos de receita para clientes e – posteriormente – novas opções de financiamento. A Dell Technologies faculta aos clientes a flexibilidade de pagamento semelhante à que se pode encontrar em modelos cloud através de modelos de consumo flexível disponíveis nos Dell Financial Services. Estas soluções de pagamento estão disponíveis em toda a família Dell Technologies e garantem aos clientes grande flexibilidade na aquisição de tecnologia e no consumo.

Investimentos no futuro da IoT através da Dell Technologies Capital

A Dell Technologies Capital, braço financeiro da Dell Technologies, estabeleceu estreitas parcerias com a nova divisão IoT através de investimentos em startups promissoras e iniciativas tecnológicas. A empresa vai dar a conhecer algumas destas startups e investimentos no evento IQT em Nova Iorque, incluindo a Edico Genome, a FogHorn Systems, a Graphcore, a Moogsoft, líder de mercado na aplicação de Inteligência Artificial em IT Ops (AIOps), e a Zingbox.