Dell Technologies avalia inovação nas empresas

O índice de inovação revela que as empresas estão confiantes na força da inovação nas suas organizações, mediante os desafios globais.

De acordo com um estudo efetuado pela Dell Technologies, em mais de 45 países, incluindo Portugal, a inovação é um dos fatores fundamentais para o êxito e crescimento das empresas, diferenciando os ‘líderes’ dos ‘retardatários’ em inovação.

No geral, as empresas estão otimistas sobre a força dos seus negócios e inovação sendo que 84% concorda que os seus negócios têm uma cultura ativa de inovação e 79% refere ter os negócios resguardados da volatilidade económica.

Já apenas 18% das organizações são definidas como líderes em inovação e 64% dos colaboradores admite que a cultura da sua empresa os impede de serem tão inovadores quanto desejavam.

“É importante reduzir a lacuna entre perceção de inovação e realização de inovação, refere a Dell.

O índice de inovação da Dell Technologies, um novo estudo que entrevistou 6.600 colaboradores em mais de 45 países, revela que as empresas estão confiantes na força da inovação nas suas organizações, mediante os desafios globais.

Mais de três quartos (84%) diz concordar que os seus negócios têm uma forte cultura de inovação, mas a pesquisa mostra uma clara ‘lacuna’ entre a perceção e a realização dessa inovação.

Para entender a maturidade inovadora das organizações, a nível mundial, os entrevistados foram colocados em duas categorias de maturidade, que varia entre ‘líderes’ e ‘retardatários’. Revela-se, assim, uma lacuna na perceção de inovação, pois os resultados mostram que, apesar de uma visão positiva das culturas empresariais inovadoras, apenas 18% das organizações podem ser definidas como líderes em inovação.

Estes líderes têm 2,2 vezes mais hipóteses de acelerar a inovação organizacional, durante épocas  e recessão, do que os seguidores e retardatários em inovação.

Mais de três quartos (78%) acredita que, em parte, as pessoas ingressam na sua organização porque terão o poder de inovar, o que é uma vantagem.

No entanto, é necessário garantir que corrigem a lacuna de inovação. 59% dos entrevistados também acredita que as pessoas deixam a empresa porque não conseguiram inovar tanto quanto esperavam e 64% admite que aspetos da cultura empresarial os impede de serem tão inovadores quanto desejavam. O relatório fornece, ainda, às empresas, um guia sobre como corrigir problemas, destacando tanto as oportunidades de inovar, quanto às barreiras que afetam a inovação.