Delphi e Mobileye vão usar chip Intel para sistema de carros autónomos

A fabricante britânica Delphi Automotive e a tecnológica israelita Mobileye vão usar chips Intel no seu sistema conjunto de carros autónomos, que deverá estar pronto em 2019.

As empresas anunciaram a escolha da Intel em uma entrevista com a agência Reuters. A parceria para carros autónomos foi inicialmente formalizada em agosto. São ótimas notícias para a maior fabricante de processadores do mundo, que está empenhada em ganhar território neste novo setor de carros conectados, autónomos e semi-autónomos.

A Intel vai assim fornecer um “system on chip” para os sistemas que a Delphi e a Mobileye estão a desenvolver em conjunto. Isso mesmo foi dito pelo vice-presidente de engenharia da Delphi, Glen De Vos.

A empresa britânica está a conversar com fabricantes já estabelecidas, bem como startups do setor, que possam estar interessadas neste novo sistema. A intenção da Delphi e da Mobileye é lançá-lo primeiramente com veículos comerciais que operam em áreas limitadas – por exemplo, um autocarro no aeroporto ou um serviço de mobilidade como a Uber.

Aliás, Uber e Lyft são duas das empresas na linha da frente de desenvolvimento deste mercado.

A Delphi está a testar a tecnologia autónoma em veículos em Singapura. No final de 2016, a empresa planeia escolher uma cidade nos Estados Unidos para lançar uma frota de teste que irá funcionar no próximo ano. De Vos disse também que está à procura um local de testes numa cidade europeia.

O sistema das empresas será demonstrado durante o CES 2017, logo no início do ano em Las Vegas. Entre as tecnologias usadas está o LIDAR, que nesse momento é muito caro para utilização em veículos comerciais.

A Intel está a trabalhar também com a BMW e a Mobileye em tecnologias autonómas.