Descoberta nova vulnerabilidade que pode originar ataque semelhante ao WannaCry

Investigadores de segurança cibernética, anunciaram que encontraram uma falha no software de rede que deixa dezenas de milhares de computares vulneráveis a um ataque similar ao causado pelo WannaCry, avançou a agência Reuters.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou a vulnerabilidade na terça-feira e aconselhou os utilizadores e administradores de TI a fazerem a actualização do patch de segurança. 

A vulnerabilidade pode ser usada para criar um worm como o que permitiu a rápida disseminação do WannaCry, o que poderia trazer um novo ciberataque de dimensão mundial.

A Rapid7, empresa de cibersegurança, indicou que descobriu mais de 100 mil computadores com versões vulneráveis do software Samba, software de rede livre desenvolvido para computadores Linux e Unix. No entanto, é provável que existam muitos mais, disse a companhia à agência noticiosa.

Rebekah Brown, da Rapid7, afirmou que, até o momento, não tinham, ainda, surgido ataque mas que os investigadores levaram apenas 15 minutos para desenvolver um malware usando a falha.