DGADR cria centro de investigação para projetos de inovação

É um projeto financiado pelo PRR que vai reforçar a Rede de Inovação, preconizada pela Agenda de Inovação 2030.

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub.

O objetivo é «acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações e projetos de inovação” em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.

O Polo de Inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub dedicar-se-á à produção e partilha de conhecimento nas mais diversas áreas, tais como a agricultura de precisão, a utilização de ferramentas de gestão de dados, as novas soluções de mecanização agrícola, os modelos inovadores e a realidade aumentada e virtual.

Terá como público-alvo os agricultores, consultores, prestadores de serviço, organizações de produtores e autoridades públicas.

A DGADR, enquanto entidade coordenadora do projeto e responsável pela formação específica setorial na área da mecanização agrícola e condução de veículos agrícolas, estabelecerá novas parcerias para reforçar a capacidade de investigação, inovação e capacitação, contando com o envolvimento dos vários agentes do setor, entre os quais, produção, associações de produtores, centros de competências, empresas, entre outros.

Este é um projeto financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e vai reforçar a Rede de Inovação, preconizada pela Agenda de Inovação 2030 – Terra Futura, do Ministério da Agricultura e Alimentação.