Dia Mundial da Palavra-passe: dicas para aumentar a segurança

A 5 de maio assinala-se o Dia Mundial da Palavra-passe, como forma de lembrar aos consumidores que a sua segurança e privacidade online dependem de passwords fortes e que são alteradas de forma regular. A Eset, por exemplo, recomenda a criação de “frases-passe.”

A mensagem da organização do World Password Day para este ano é a seguinte: uma palavra-passe não é suficiente. “A autenticação multifator é a sua nova linha de defesa”, refere, encorajando os utilizadores a fazerem um upgrade da sua segurança online hoje mesmo.

O Dia da Palavra-passe tem imensos parceiros na indústria e aconselha os consumidores a tomarem quatro passos:

  1. Criar palavras-passe seguras
  2. Utilizar uma password diferente para cada conta
  3. Começar a utilizar um gestor de palavras-passe
  4. Ligar a autenticação multifator, ou a dois passos.

O site, que conta com vídeos engraçados da atriz Betty White, tem também um quiz sobre o “quociente de inteligência de segurança.”

“As palavras-passe inseguras são descobertas facilmente, resultando em contas pirateadas. Festeje o Dia Mundial da Palavra-passe com uma nova palavra-passe segura”, diz o registador de domínios GoDaddy numa comunicação que enviou aos seus utilizadores. A empresa sugere ainda as seguintes dicas:

  • Certifique-se de que a sua palavra-passe tem, no mínimo, 12 caracteres
  • Inclua números, símbolos, letras maiúsculas e letras minúsculas
  • Não utilize palavras comuns
  • Adicione a verificação de 2 passos – uma camada adicional de segurança que requer um código enviado para o seu dispositivo móvel.

Já a especialista em segurança Eset tem uma ideia mais radical: em vez de uma palavra-passe, o que o utilizador precisa é de uma frase-passe.

“A Eset sugere que os utilizadores esqueçam o conceito de palavra-passe levado à letra, optando em vez disso por adotar ‘frases-passe’: isto é, termos mais complexos, mas ainda assim fáceis de memorizar para cada um”, explica a empresa, lembrando que as palavras-passe mais comuns neste momento são ‘123456’, ‘password’, ‘12345678’ e ‘12345’.

A ideia é acrescentar à password mais do que uma palavra, para formar uma frase que faça sentido para o utilizador. Pode depois acrescentar algumas letras maiúsculas para adicionar maior blindagem, bem como pontuação, espaços e blocos de letras maiúsculas.

Outras dicas da especialista são usar frases-passe longas, nunca reutilizar uma palavra-passe antiga e alterar periodicamente as frases-passe.