Dinheiro digital em destaque no Le Web

O tema “Dinheiro digital” foi o que mais se destacou no Le Web Paris 2013, mais concretamente moedas e pagamentos digitais.

bitcoins2As bitcoins tiveram direito a um painel de discussão dedicado ao tema, onde foi discutido o passado, presente e futuro das mesmas. Fred Wilson, Guy Kawasaki, Jeremiah Owyang, Travis Kalanik e Phil Libin foram alguns dos nomes que subiram ao palco do Le Web, um evento sobre tecnologia e empreendorismo.

Depois do People’s Bank of China ter proibido as instituições financeiras chinesas de lidarem com transações de Bitcoins, a moeda digital sofreu uma grave desvalorização. A China era um mercado impulsionador da moeda e, com estas proibições, o valor de uma bitcoin desceu dos 1200 dólares para os 600 dólares, ou seja, dos 871 euros para os 435,6 euros.

No entanto, a aposta nesta moeda virtual continua a ser vista por muitos como excelente, e das 21 milhões já estão disponíveis no mercado cerca de 12 milhões.

David Marcus, da Paypal, apresentou no Le Web o Paypal Beacon, um produto anunciado no passado mês de setembro e que chega ao mercado em 2014. Um dos maiores desafios da empresa Paypal passa por levar esta forma de pagamento ao ponto de venda.

O Beacon é um pequeno aparelho, que se conecta com outros aparelhos eletrónicos e POS, como o Leaf e o Leapse. Depois de interligados, o lojista consegue identificar quem está na loja e quando o comprador quiser pagar, o lojista identifica a sua conta e este receberá no telemóvel o pedido para pagamento através do Paypal ou a notificação do pagamento, se o tiver autorizado previamente. A fatura será depois enviada por email.