Disparam ciberataques ao governo e ao sector militar da Ucrânia

Mais de 1.500 ciberataques por semana em média em todas as redes empresariais na Ucrânia e 1 434 na Rússia.

A Check Point Research revelou novos dados sobre ciberataques no conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia.

Entre Fevereiro e Agosto deste ano, os ataques cibernéticos ao governo e ao sector militar da Ucrânia aumentaram em espantosos 112%, enquanto na Rússia diminuíram em 8%.

Nos últimos seis meses, o número de ciberataques relacionados com o conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia “aumentou dramaticamente”.

As redes empresariais da Ucrânia receberam mais de 1.500 ciberataques por semana em média em todos os sectores, excedendo a média global (1.124 ciberataques por semana), e as da Rússia (1.434 ciberataques por semana).

Por outro lado, houve um aumento de 25% na média semanal de ataques cibernéticos a redes empresariais na Ucrânia em comparação com o ano anterior ao conflito (1/1/22 – 21/2/22), enquanto a nível global o aumento foi de 0,1% e na Rússia de 13%.

O conflito também afetou o governo / sector militar ucraniano com impactos em quase o dobro dos anteriores ao início da guerra (+112%). Este pico “é significativamente mais elevado em comparação com a Rússia (-8%) e outras regiões”.

“Hoje falamos de ataques informáticos em torno do conflito Ucrânia-Rússia durante os últimos seis meses. Os nossos números incluem o que estamos a ver tanto na Ucrânia como na Rússia. Talvez a estatística mais marcante que temos documentado neste contexto seja um aumento de 112% nos ciberataques ao governo e ao sector militar da Ucrânia, enquanto na Rússia diminuíram 8%”, refere Sergey Shykevich, director of the Threat Intelligence Group da Check Point Software.