DPDgroup anuncia entrega de encomendas por drones

Após dois anos de testes, o DPDgroup, recebeu autorização da Direcção-Geral da Aviação Civil francesa para a entrega de encomendas com drones numa rota regular de 15 km.

A filial de transporte expresso de encomendas do grupo La Poste teve autorização da Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa para operar uma linha comercial no departamento de Var, em França. Esta autorização permite a primeira rota de entregas de encomendas por drones.

O drone DPDgroup viaja uma vez por semana entre Saint-Maximin-La-Sainte-Beaume e Pourrières, no sul da França e faz as entregas de encomendas numa incubadora de empresas, incluindo uma dúzia de startups especializadas em tecnologia.

Tanto para a partida como para a chegada do drone, é utilizado um terminal de entrega – o ponto Pickup – para assegurar as fases de carregamento das encomendas, desde a descolagem até ao desembarque e colocação do pacote. O terminal possui:

  • uma estrutura que protege o acesso ao drone durante as fases de aterragem e de descolagem;
  • um sistema automatizado de transporte para o transporte da encomenda;
  • um sistema eletrónico dedicado à segurança das operações de manuseamento em torno do drone.

O DPDgroup, em parceria com a Atechsys, uma PME sediada no sul da França, começou a realizar testes para desenvolver o drone em junho de 2014. Depois de mais de 600 horas de voo, o drone DPDgroup demonstrou a sua capacidade de voar em completa autonomia ao transportar um pacote de 1,5kg durante mais de 14km.

Esta primeira rota comercial representa uma nova etapa no programa liderado pelo DPDgroup. A fase de experimentação na rota regular pode agora começar.

Atualmente só a Chronopost e a DPD, têm a autorização para enviar encomendas por drone até um ponto Pickup instalado propositadamente para o efeito. Esta inovação representa uma nova maneira de abordar a questão das entregas de encomendas, especialmente quando se trata de áreas de difícil acesso, para as quais as entregas por drones podem ser uma solução. A possibilidade desta solução poderá ser alargada a outros países.