E-mails falsos estão a circular em maior número

Nas últimas semanas, tem chegado às caixas de correio um número considerável de e-mails falsos. Com a intenção de phishing, os e-mails são enviados de diversas fontes, como a Apple ou Caixa Geral de Depósitos.

PhishingA mensagem fraudulenta da Apple está escrita em português do Brasil e informa que a conta Apple vai expirar em menos de 48 horas e tem circulado com bastante persistência. Quem clicar no link sugerido é direcionado para um site onde requer diversos dados como cartão de crédito, informações pessoais e password do e-mail.

Mais recentemente começou também a circular uma nova mensagem, enviada supostamente pela Caixa Geral de Depósitos. O remetente é noreply@ccgd.pt, sendo muito idêntica a “cgd.pt”, o endereço real do banco.

O e-mail tem o assunto de “Mensagem importante” e no corpo do mesmo informa o destinatário que houve diversas tentativas falhadas de autenticação na conta online e que essa mesma conta foi bloqueada por precaução

A intenção é que as vítimas acedam a um endereço fraudulento, sendo uma cópia do site da Caixa Geral de Depósitos, destinada a guardar os dados cedidos.