Empresas de TI abrandam as suas intenções de contratação

A projeção para a criação líquida de emprego no setor das TI em Portugal regista um abrandamento acentuado de 35 pontos percentuais.

A crescente transformação digital e a maior automação nos modelos de negócios continuam a impulsionar a procura por profissionais especializados no setor das Tecnologia da Informação, para que as empresas consigam capitalizar as oportunidades do mercado e impulsionar o seu crescimento.

Apesar da incerteza que caracteriza o cenário económico nacional e global atual – motivada pelo abrandamento da economia mundial, pela inflação persistente e pela tensão geopolítica vivida – os empregadores do setor de TI em Portugal demonstram otimismo em relação às perspetivas de contratação para o segundo trimestre do ano.

As intenções de contratação dos empregadores tecnológicos mantêm-se, assim, positivas, com 43% das empresas a planearem aumentar as suas equipas no próximo trimestre, face a 21% que antecipam reduzir e a 31% que planeiam manter o seu número atual de colaboradores.

Os dados são divulgados no estudo Tech Talent Outlook, apresentado pela Experis, e mostram uma projeção para a criação líquida de emprego no setor das TI de +22% para o segundo trimestre de 2024.

Este é um valor já ajustado sazonalmente e que representa uma descida acentuada de 35 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2024 e de 10 pontos percentuais comparativamente com o período homólogo do ano anterior.

Estes valores colocam Portugal 6 pontos percentuais abaixo da média da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), e 12 pontos percentuais abaixo da média global.

“O cenário económico atual desafiante, a inflação e as altas taxas de juros levantam desafios acrescidos no acesso ao capital e estão a levar muitas empresas tecnológicas a reavaliar os seus custos operacionais, e a redimensionar equipas, no sentido de procurar cumprir as suas metas financeiras. Assim o crescimento contínuo nas intenções de contratação que observámos ao longo dos últimos trimestres, marca agora um ponto de inflexão, com uma diminuição nas projeções de emprego em IT para o próximo trimestre” explica Nuno Ferro, Brand Leader da Experis.

As intenções de contratação dos empregadores nacionais do setor das TI tinham vindo a registar projeções positivas e em crescimento desde o início do ano de 2023, mas os empregadores demonstram agora mais cautela nas suas intenções de contratação para os meses de abril a junho de 2024, invertendo essa tendência.

Enquanto nos primeiros três meses de 2024 a projeção se situava nos +57%, as previsões de contratação dos empregadores nacionais do setor das Tecnologias da Informação fixam-se, para o próximo trimestre, nos +22%.

Dos países e territórios inquiridos, apenas dois – Roménia e Porto Rico – apresentam Projeções negativas, com -10% e -13%, respetivamente.

Portugal ocupa a 26ª posição na tabela global, 12 pontos percentuais abaixo da média global. Com os valores mais otimistas destacam-se países como os EUA, com +51%, a Áustria, a fixar-nos nos +49%, e o Peru, com uma Projeção de +46%.

Na Região EMEA, onde se situa Portugal, a projeção do setor das TI é de +28%, situando-se 2 pontos percentuais abaixo da registada no primeiro trimestre de 2024 e 1 ponto percentual acima do registado no período homólogo no ano passado.