De acordo com o estudo sobre “Riscos globais em segurança corporativa 2013” da Kaspersky, os ataques dirigidos podem gerar perdas de 1,7 milhões de euros a uma grande empresa. Segundo a empresa russa, nove por cento das empresas a nível mundial já sofreram este tipo de ataques.
Dos 1,7 milhões de euros de perda que uma grande empresa pode ter com ataques dirigidos, 1,6 milhões resultam da perda direta de dados críticos, despesas associadas à resolução do problema e às interrupções do negócio. O restante valor está associado a custos com a introdução de tecnologias que possibilitem proteger a empresa no futuro.
Os ataques dirigidos são uma grande ameaça informática, pois são elaborados pelos cibercriminosos mais experientes e profissionais com o objetivo de roubar informação confidencial de empresas ou organismos concretos que resultam em grandes perdas económicas.
Estes ataques são menores nas PME. A Kaspersky diz que os ataques a estas empresas geram perdas que rondam os 67 mil euros, número muito inferior ao das grandes empresas. Mas tal como nestas, a maioria do valor é para reparar danos e cerca de 15 mil euros servem para prevenir novos ataques. No entanto, tendo em conta o tamanho destas empresas, que possuem em média entre cem a 200 empregados à escala mundial, o golpe continua a ser considerável.
Os ataques a infraestruturas de rede, embora sejam menos penalizadores, podem ter também um forte impacto nas empresas. Numa grande empresa, a Karpersky prevê que os prejuízos sejam de 1,2 milhões de euros.
De todos os tipos de ataques analisados, os de software são os que representam menos riscos para as empresas.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…