Epson adiciona novas apps aos seus óculos inteligentes

A Epson está a apostar claramente na área da Saúde. Com novas aplicações para wearables, a tecnológica quer dar mais liberdade e mobilidade aos profissionais do setor, permitindo reduções de custos e uma maior produtividade e eficiência.

epson moverio wearable

Olhando para a Saúde como um setor com um enorme potencial de crescimento das Tecnologias de Informação, nomeadamente dos dispositivos wearable, a Epson apresentou duas novas aplicações para os seus smartglasses (óculos inteligentes, em português) Moverio, no decorrer do Fórum Inovação para a Saúde.

Uma destas aplicações foi desenvolvida em parceria com a Droiders e foi batizada de Streye Box. Diz a Epson que este programa, através de um sistema de streaming, “que permite capturar sinais de vídeo de quase todas as fontes instrumentais médicas, como endoscópios ou máquinas de ultrassons e enviá-los em alta qualidade ao dispositivo Moverio”.

Dotados do Streye Box, os óculos permitem que o médico possa ter acesso a uma panóplia de informações sem ter de desviar os olhos do paciente.

A outra aplicação é a EyeSpeak. Concebido conjuntamente com a LusoVU, este software visa melhorar a vida dos indivíduos afetados por doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica ou por outra qualquer limitação de comunicação. O EyeSpeak é, então, um sistema que permite que a pessoa comunique através de movimentos oculares. Explica a Epson que “Este sistema implica a utilização de óculos de realidade aumentada que projetam um teclado virtual no campo de visão do paciente”. Mediante uma câmara microscópica integrada no dispositivo wearable, a pessoa pode escrever palavras e frases, e de seguida selecionar a opções “Falar” para que seja sonorizado pelos óculos Moverio o que escreveu.

A aliança da Tecnologia à Saúde é, inequivocamente, algo em que a Epson tem investido, e em que certamente continuará a investir.

Várias são já as empresas tecnológicas que têm procurado conquistar um quinhão do território da Saúde, com tecnologias que visam aplacar algumas das dificuldades que afetam a eficiência dos profissionais e dos próprios serviços prestados.

Esta semana, a IBM renovou a sua parceria com a Apple para a recolha de dados e informações a partir de dispositivos iOS. Consta que a Johnson & Johnson e a Medtronic são duas das empresas que aproveitarão os volumes de dados colhidos pelas tecnológicas para potenciar a eficiência dos seus produtos e serviços.