Equipa Portuguesa da Gfi participa em projeto de mobilidade urbana

O SuperHub é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do 7º Programa Quadro de I&DT. A coordenação geral é da responsabilidade da Gfi na Bélgica, mas o projeto conta com a participação de uma equipa portuguesa, responsável pela arquitetura, integração e instalação da plataforma.

mobilidade_urbana-2Este projeto tem como objetivco criar uma plataforma completa e integrada de serviços de mobilidade, disponibilizando uma nova abordagem face aos sistemas de transporte multimodal em ambiente urbano.

A ideia surgiu com a ambição de criar uma plataforma aberta, capaz de combinar, em tempo real, ofertas de mobilidade provenientes de diversas fontes e de proporcionar um conjunto de serviços que respondam às emergentes necessidades de mobilidade dos utilizadores.

Esta solução permite otimizar percursos e articular a procura e a oferta através de mecanismos de negociação entre consumidores e fornecedores (públicos ou privados).

A equipa responsável pela arquitetura, integração, testes, instalação da plataforma e desenvolvimento de alguns componentes é da Gfi Portugal, liderada por João Serrano Ferreira – Project Manager.

Neste momento, o projeto está a ser testado em três cidades europeias: Milão, Barcelona e Helsínquia.