ERA Portugal melhora tomada de decisão BI da GSTEP

A partir de uma solução assente em Microsoft Power BI, a empresa tem agora acesso a novos dashboards analíticos que reforçam a sua cultura data-driven e permitem a tomada de melhores decisões.

GSTEP foi a empresa responsável pela implementação de um projeto de business intelligence na ERA Portugal.

A verdade é que a empresa, do ramo imobiliário, se debatia “com o desafio de obter rapidamente dados mais fidedignos e fáceis de interpretar para suportar a tomada de decisão de forma mais rápida e eficaz”.

Diz a ERA Portugal que “existia alguma informação descentralizada e com algum processamento manual” mas “o objetivo era centralizar, automatizar e atualizar os dados de forma sistemática e diária”.

“Sabíamos que era importante apoiar, de uma forma mais estruturada e eficiente, a gestão diária das equipas da ERA Portugal, criando dashboards mais claros e intuitivos, tornando-nos capazes de avaliar o desempenho do negócio diariamente, identificar tendências de mercado e de forma geral tomar decisões de forma mais ágil e informada”, explica Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

A GSTEP criou uma solução customizada que otimizou e automatizou a gestão de dados da ERA Portugal tendo, para isso, sido selecionada a tecnologia Power BI da Microsoft porque, “atualmente, e quando comparado com outras alternativas, oferece um leque de possibilidades bastante completo e está incorporado na Power Platform da Microsoft, o que traz vantagens ao nível do workflow, integração e centralização dos dados e facilidade na utilização no dia-a-dia”, refere Gustavo Mendes, CEO da GSTEP.

A solução passou, assim, pela implementação de uma solução de business intelligence com a criação de um data warehouse de suporte aos dashboards corporativos.

Os processos de ETL de canalização de dados entre as diferentes fontes de informação e o data warehouse e a infraestrutura de base de dados foram totalmente desenvolvidas em Microsoft Azure Cloud.

Os novos dashboards corporativos que passam a sustentar a tomada de decisões fundamentada, e em tempo útil, por parte da ERA abrangem praticamente todas as áreas críticas do seu negócio.

O projeto teve a duração de cinco meses e contou com a participação de seis elementos ao longo de todas as fases, numa estreita colaboração entre a ERA e a GSTEP.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho efetuado pela GSTEP e, entre os pontos mais positivos desta parceria, destacamos a elevada disponibilidade, o cumprimento dos objetivos propostos e a capacidade de resolução de problemas”, salienta Rui Torgal.

A estratégia para o futuro abarca a contínua melhoria e enriquecimento dos dashboards atuais para que reflitam a cada momento as necessidades da ERA em termos de gestão e análise de dados.