Ericsson e Telefónica estão juntas em tecnologias 5G

A Ericsson e a operadora Telefónica assinaram um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços para a rede 5G. Ambas apoiarão iniciativas existentes e novos projetos para impulsionar a criação de tecnologias 5G.

Uma das ações desta parceria é o primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefónica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha. Este novo laboratório, o 5TONIC, procura criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa. De acordo com a companhia, a Ericsson é a primeira fabricante a aderir à iniciativa como parte do seu programa 5G para a Europa.

O diretor chefe de Tecnologia da Ericsson, Ulf Ewaldsson, diz que o 5G é uma jornada evolutiva e a sua transição será gradual, com implantação de sistemas completos, em que iniciativas comerciais não estão previstas até 2020. “Para atingirmos as capacidades esperadas do 5G, os investimentos e testes da nova tecnologia devem continuar, o que nos deixa orgulhosos pela parceria com a Telefónica”, destaca.

Entre as iniciativas conjuntas das empresas estão a investigação, debate, testes de campo e demonstrações de tecnologia e equipamento para apoiar eventuais arquiteturas de rede 5G, comunicações, serviços e aplicações. A Ericsson e a Telefónica irão desenvolver estudos de caso, requisitos e cenários de implantação de 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto core baseado numa arquitetura de rede virtualizada.