Ericsson lança três soluções ‘small cell’ para 5G e IoT

A empresa sueca lançou três novas soluções de small cell escaláveis, que foram concebidas para responder à crescente procura por uma melhor cobertura e capacidade derivadas do 5G e do cada vez maior número de aplicações da Internet of Things (IoT).

As três novas soluções a Multi-Operator Dot e a Multi-Dot Enclosure para implementações em espaços interiores e a Strand-Mount Unit para micro rádios colocados no exterior.

A Multi-Operator Dot oferece um conjunto de Radio Dots e podem ser partilhados entre vários operadores, com um operador a gerir o sistema e os restantes a fornecerem os sinais de frequência de rádio. Esta nova arquitetura permite que a transmissão possa ser feita por até quatro operadores, com uma única solução Dot, combinando os benefícios de multi-operador de uma solução antena distribuída ativa (DAS) com o desempenho, a agilidade e o design económico de um Radio Dot System.

Ericsson - Multi-Operator Dot

O Multi-Dot Enclosure combina múltiplos Dots numa única estrutura, reduz ao máximo o impacto na estética do edifício, é útil para implementações que envolvem múltiplos operadores, e apresenta-se como uma opção de poupança em alguns edifícios que cobram por cada box implementada. 

A Strand-Mount Unit para micro-rádios em espaços exteriores facilita a instalação dos rádios na grelha existente, ficando pendurada nos cabos aéreos coaxiais, de fibra ou elétricos. As implementações aéreas são críticas para o dimensionamento de small cells em espaços exteriores, e podem ser implementadas para um ou múltiplos operadores.

A solução pode suportar até quatro micro-rádios, permitindo que vários operadores utilizem o mesmo suporte para usufruírem de implementações mais económicas. 

O Multi-Operator Dot e o Multi-Dot Enclosure vão permitir que os fornecedores de serviços ofereçam aos seus clientes uma solução multi-operador completa, que aumenta a cobertura e a capacidade em ambientes interiores, com recurso a uma colaboração direta LTE/5G. A Strand-Mount Unit cria novas oportunidades para implementações em espaços exteriores, especialmente orientadas para clientes como operadores de telecomunicações, operadores de cabo e empresas de torres.

“Desenvolvemos modelos de small cell escaláveis para endereçarmos as atuais exigências dos nossos clientes, enquanto se preparam para os requisitos que serão impostos pelo 5G e pela IoT”, afirma, em comunicado, Nishant Batra, diretor da Product Area Network Infrastructure na Ericsson.

“Com as soluções Multi-Operator Dot e Multi-Dot Enclosure, os nossos clientes podem melhorar a experiência de utilização dentro dos edifícios, com uma excelente conectividade quer para os smartphones como para os dispositivos IoT. A Strand-Mount Unit para microrádios em espaços exteriores facilita as implementações mais densas que são necessárias para o 5G, permitindo aos operadores a implementação de small cells em áreas onde anteriormente não era possível”, acrescentou.

As novas soluções small cell da Ericsson respondem aos novos requisitos de mercado, e vão estar em exibição no primeiro Mobile World Congress Americas que se vai realizar entre os dias 12 e 14 de setembro de 2017. Vão estar comercialmente disponíveis em 2018.