Ericsson prossegue com parcerias em 5G. Desta vez com Vodafone

O objetivo principal da Ericsson com a série de parcerias para consolidar e avançar em pesquisas de tecnologias 5G é preparar as suas redes para um novo padrão móvel. A nova parceira Vodafone vai contribuir para a definição dos padrões da indústria, estabelecer diretrizes técnicas e preparar roadmaps de produtos.

Esta movimentação acontece na esteira do 5G, que será a próxima geração de tecnologia móvel, a qual a União Internacional de Telecomunicações espera ser formalmente definida até 2020. A Vodafone e os seus parceiros irão avaliar que tecnologias 5G serão introduzidas. Essas definições vão desde padrões da indústria, hardware de teste e software no Reino Unido Innovation Labs do Grupo Vodafone.

“Com as redes 5G a prometer transformar tudo, desde transporte aos cuidados de saúde para a nossa forma de assistir a vídeos, é muito bom ver o nosso parceiro de longa data, Vodafone, a assumir um papel de liderança na próxima geração de tecnologia móvel “, diz Arun Bansal, vice-presidente sénior e chefe da Unidade de Negócios de Rádio da Ericsson.

De acordo com as empresas, está prevista a realização de ensaios em redes de rádio e core da Vodafone nos mercados globais selecionados, testes e avaliações de uma ampla gama de tecnologias e serviços 5G, além dos benefícios do 5G que podem ser colocados no mercado em 2020.

Os pesquisadores preveem que o 5G vai ajudar a proporcionar uma nova onda de inovação nas redes digitais, o que beneficiará os consumidores e uma ampla gama de indústrias. As redes 5G têm potencial de reduzir muito a latência, permitir o download significativamente mais rápido, melhorar a eficiência do espectro e confiabilidade da rede e ainda aumentar sobremaneira o número de dispositivos conectados simultaneamente à rede, apoiando o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).