Como escrever um CV para a área das TIs – Tecnologias da Informação

Ao serem analisados milhões de CV nos 40 anos de recrutamento global, a Michael Page reforça que cada setor tem as suas especificidades quando se trata de construir um Curriculum Vitae – e o de Tecnologias de Informação não é diferente.

No que refere a escrever um CV nesta área profissional, as escolhas feitas em termos do que dispõe ou não no CV podem marcar a diferença entre avançar para a fase de entrevistas ou falhar no primeiro obstáculo. Para o auxiliar a sobressair e a alcançar o seu próximo desafio profissional, partilhamos alguns conselhos para aplicar na construção do CV. 

A melhor abordagem num CV de TIs:

É importante que um CV deste setor não tenha mais do que duas páginas – por isso não coloque toda a sua experiência de trabalho e aptidões. Escreva-o com uma estrutura sólida e de leitura fácil. Apesar de ser uma área técnica, um documento complexo não irá marcar a diferença perante o consultor de recrutamento. Assim, apresente-o de forma profissional que irá captar a atenção de qualquer potencial cliente. 

Adapte o CV para uma função específica

Muitas pessoas preferem utilizar um CV genérico e enviá-lo às empresas potenciais contratadoras, mas uma estratégia que pode resultar consiste em ter alguns CV que permitam adaptar a candidatura a uma função específica e construir o currículo rapidamente. Existem diversas áreas de TI, pelo que após criar o CV principal, é possível modificar ligeiramente dependendo da função à qual a pessoa se candidata. 

Como guia estrutural, pode começar-se por aqui:  

  • Sumário Pessoal
  • Conquistas / Achievements
  • Experiência de trabalho
  • Aptidões e Competências Importantes
  • Qualificações Académicas

Examine o descritivo funcional e compare os requisitos da função com aqueles que possui no CV. Dê vida às áreas importantes e inclua as aptidões que previamente pode ter excluído. Decida quais as aptidões que deverão estar destacadas dependendo da função.  

Sumário Pessoal

Implemente um sumário eficaz, ou seja, crie um resumo que enalteça a sua experiência para captar a atenção do consultor de recrutamento e dê exemplos de destaque na carreira/experiência profissional.  

Conquistas / Achievements

Garanta que é curto, conciso e memorável – e de leitura fácil. Pode sumarizar as suas ambições e dar contexto extra às suas conquistas e utilize exemplos nos quais marcou realmente a diferença. 

Experiência de trabalho

Enalteça os mais recentes projetos no setor e fale das tarefas importantes que completou, através de exemplos concretos. Se teve responsabilidades executivas, indique-as também. Se tais foram em design, criar um software, desenvolver, lidar com informação ou dar suporte, inclua-o. Seja claro em relação às informações específicas do trabalho anterior. Inclua o máximo de informação possível e se atualmente não exerce funções, torne-o claro. O contratador pode estar à procura de alguém para começar logo trabalhar.

Aptidões e Competências Importantes

Existem várias áreas diferentes em Tecnologias de Informação, mas as competências e aptidões gerais que se devem ter são:

  • Compreensão de tecnologias existentes e a emergir e princípios de design;
  • Estar confortável com arquitetura técnica e sistemas de integração;
  • Ter competências em gestão de projetos;
  • Priorizar a carga de trabalho;
  • Ter boa comunicação com os vários níveis hierárquicos;
  • Ser competente na função e processar eficazmente informação importante;
  • Pensar estrategicamente
  • Saber adaptar-se.
     

Qualificações Académicas

As formações e certificações incluem uma ampla variedade de subsetores que são a resposta aos métodos de qualificações a escolher para cada indivíduo. A melhor forma de abordar é considerar a sua área laboral de preferência e depois ver quais as qualificações oferecidas na área Pretende dizer-se que deverá formar-se na área em que pretende fazer carreira. Por exemplo, se estiver interessado em inteligência artificial ou robótica, informática forense ou informação tecnológica de negócios, pode seguir um caminho de formação profissional em determinada área. As outras opções tais como cursos base, como Engenharia Informática ou Informática de Gestão, por exemplo são desenhados para fornecer uma visão geral.

Ao ser selecionado para uma entrevista, pesquise acerca da empresa que o vai entrevistar e informe-se sobre a dimensão da empresa, quantos escritórios possui e o seu volume de negócios anual. Se chegar à fase de entrevista, é provável que o consultor de recrutamento fique impressionado com a sua pesquisa sobre a empresa. Deve abordar o seu CV profissionalmente, focando todas as capacidades técnicas, as tecnologias que domina e a experiência relevante.

Boa sorte!