ESET disponibiliza ferramenta gratuita para desencriptar ransomware XData

A empresa de cibersegurança anunciou a disponibilização gratuita de uma ferramenta com a qual os utilizadores afetados pelo ransomware XData podem recuperar os seus dados.

Num mundo cada vez mais digital em que os ransomwares são cada vez mais comuns e afetam milhares de pessoas, o acesso gratuito a soluções que recuperam os dados é uma prática comum por parte das empresas de cibersegurança, como a ESET, que pedem que não sejam pagos resgates para evitar o uso desta prática maliciosa.

O lançamento do “ESET AES-NI decryptor” é destinado a pessoas cujos dados foram encriptados pelo Win32/Filecoder.AESNI.B e Win32/Filecoder.AESNI.C, mais conhecido como XData.

A ferramenta de desencriptação da ESET funciona com ficheiros encriptados pela chave RSA utilizada pela variante B do AES-NI, que acrescenta as extensões  .aes256, .aes_ni, e .aes_ni_0day, bem como pela variante XData, que acrescenta a extensão .~xdata~ aos ficheiros afetados.

Os afetados por este malware que ainda tenham os seus ficheiros encriptados podem agora descarregar gratuitamente a solução a partir da página de utilitários da ESET.