eShow aborda tema da Cloud [com vídeo]

A Cloud também esteve em destaque no eShow. Fernando Resina da Silva, Paulo Calçada, João Gonçalves e João Dolores debateram temas como a estratégia dos fornecedores, migração das empresas para a Cloud e planeamento e impacto nos departamentos de TI.

cloudPara Paulo Calçada, presidente da Eurocloud em Portugal, a ideia de que o Cloud Computing veio para ficar é óbvia. “Cloud First porque é um modelo flexível, que aumenta a qualidade do serviço e reduz custos, conta com um forte envolvimento da comunidade TIC, está alinhado com a estratégia internacional e com a estratégia nacional de estímulo à economia e porque reduz o efeito de resistência à mudança”, explica.

João Dolores, da Portugal Telecom, considera que tem faltado, nos últimos anos, comunicar de forma corretamente como a Cloud pode ajudar os negócios das empresas. Para o mesmo, o termo Cloud vai deixar de fazer sentido, acabando por significar ”uma nova forma de fazer as coisas”.

Segundo João Gonçalves, diretor da IBM Global Technology, na opção pelo modelo privado, público ou híbrido, a escolha anda equiparada, dependendo daquilo que as empresas querem pôr na Cloud. “Verificam-se todas as opções, mas há aplicações que as empresas se sentem mais confortáveis em ter em clouds privadas”. Fernando Resina da Silva, jurista, afirma que a “Cloud é um mercado que, pela primeira, está verdadeiramente em todo o lado”.