Categories: CIOProjetos

Estes são os CIOs do ano em Portugal

Na área de grandes empresas, o vencedor foi David Alves (na foto), CIO da Sonae, que está no grupo há 17 anos e gere um departamento com 500 pessoas. O projeto que lhe deu a distinção foi o da “Transformação da Organização de Sistemas de Informação”, que entrou em vigor em março do ano passado. A transformação do sistema operacional foi complementada em dezembro com a mudança para novas instalações sem lugares marcados e com espaços abertos, uma alavanca para a mudança cultural que era também necessária.

Do lado das Pequenas e Médias Empresas, o reconhecimento foi dado ao CIO da Santa Casa da Misericórdia, João Figueiredo, pelo projeto de Informatização do Museu da Misericórdia do Porto.

A missão do responsável, que está há 18 anos na entidade, era agilizar os processos de organização, pesquisa, classificação, localização, segurança e controlo de acessos, aumentando a eficiência no atendimento das solicitações. Os sistemas de informação foram implementados tendo em conta evoluções futuras, de forma escalável, incluindo soluções de realidade virtual aumentada.

Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, foi o executivo que recebeu o prémio do Sector Público, devido ao projeto GeoEstrela.

Aqui a ideia foi uma nova filosofia de governação baseada na colaboração entre a comunidade e a autarquia local. O cidadão torna-se no verdadeiro sensor das smart cities, que reflete o contexto comunitário onde o espaço público está inserido. Como? Assumindo o papel central na identificação e resolução dos problemas que o afeiam; a estrutura autárquica é organizada em volta disto, o que permite reduzir o desperdício e aumentar o foco e a resolução dos problemas que afetam as comunidades.

“Premiar os talentos portugueses em tecnologia e inovação é algo que nos dá grande satisfação. Acreditamos que estas iniciativas são cada vez mais importantes, pelos efeitos positivos que aportam para a indústria portuguesa das TIs e para o nosso país”, comenta

Rui Serapicos, gestor da CIONET Portugal. “Esperamos repetir o feito de 2014 e ter este ano um CIO Português como vencedor do CIO of The Year Europeu, como já aconteceu com o Nuno Miller”, lembra. Miller venceu com projetos na startup portuguesa Farfetch.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago