Estudo revela que 89% das empresas possuem iniciativas de transformação digital

A Fujitsu anunciou hoje os resultados da sua Sondagem Global sobre Transformação Digital, na qual, durante o mês de fevereiro, inquiriu 1614 líderes empresariais de 15 países para saber o estado e as tendências das iniciativas de transformação digital.

O estudo incidiu em três grandes áreas:  estado da transformação digital, parceiros necessários para a transformação digital e  capacidades exigidas na era digital.

Os resultados mostram que 89% dos líderes empresariais responderam que as suas organizações estão a levar a cabo iniciativas de transformação digital, sendo que 34% dessas iniciativas já trouxeram consequências positivas, contribuindo para o crescimento do negócio.

Quando questionados sobre as áreas dos projetos de transformação,  38% referiu Marketing , seguido pelo Estilo de Trabalho, com 35%, e a Operação e Manutenção com 30%. Em termos de sectores específicos, a Banca e Seguros estão na frente com 51%, em conjunto com os Cuidados de Saúde, com o mesmo valor.

Os três principais resultados da transformação digital foram um aumento das receitas (46%), uma melhoria das relações com os clientes (44%), e um fortalecimento da competitividade dos produtos (36%).

De acordo com a sondagem, os factores importantes para o sucesso das transformações digitais são ter equipas com talento (19%), uma liderança forte (18%) e processos e organizações ágeis (17%). Além disso, o estudo também revelou que, para efectuar uma transformação digital bem-sucedida, é necessário co-criar com parceiros tecnológicos que tenham capacidade tecnológica, compreensão do negócio e estejam alinhados com a visão e a estratégia.

Os líderes empresariais têm elevadas expectativas relativamente à Inteligência Artificial, com 77% deles a encararem-na como uma oportunidade. Cerca de 18% dos inquiridos responderam, também, que a capacidade mais importante na era digital é o conhecimento profissional das tecnologias digitais.

A Fujitsu refere, em comunicado, que, em virtude dos resultados do estudo, “irá trabalhar com os clientes para fazer avançar ainda mais as suas transformações digitais” e que “acredita que a co-criação que aproveita as tecnologias digitais (Co-criação Digital) se tornará a norma nas empresas”. 

O Relatório da Sondagem Global sobre Transformação Digital está disponível, aqui.