European Space Expo inaugurada em Lisboa

A “European Space Expo” foi ontem inaugurada no Terreiro do Paço, em Lisboa, e vem mostrar o que se faz na indústria do Espaço e os benefícios da tecnologia espacial. Esta exposição prolonga-se até ao próximo dia nove de dezembro e tem entrada gratuita.

toulouse_ese_1Organizada pela Comissão Europeia, esta exposição já passou por 17 cidades da Europa, tendo já recebido a visita de mais de 300 mil pessoas e apresenta informação sobre diversos projetos europeus, como o sistema de observação terrestre Copernicus e o sistema de navegação EGNOS/Galileo.

No dia 7 de dezembro realiza-se a conferência “Seis meses fora da Terra”, que contará com a presença de Paolo Nespoli, astronauta que participou na missão MagISStra.

Portugal e a atividade das empresas locais no domínio espacial também têm espaço na exposição, no quiosque “Espaço fabricado em Portugal”, onde são detalhados projetos nacionais integrados nas atividades da Agência Espacial Europeia.

A exposição inclui ainda equipamentos como um “OmniGlobe”, um holograma interativo da atmosfera terrestre, ou um modelo de um satélite Galileo.

Ao longo destes dias realizam-se diversas apresentações, com a duração de 15 minutos, seguidas de perguntas e respostas sobre tecnologia espacial e astronomia.

A 7 de dezembro, o astronauta italiano da Agência Espacial Europeia, Paolo Nespoli, partilhará a sua experiência como engenheiro de voo na missão MagISStra, na conferência “Seis Meses fora deste Mundo”.

A exposição foi inaugurada por Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, e por Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência. Alexandre Lourenço, a criança portuguesa que vai dar o seu nome a um dos satélites Galileo, também esteve presente na cerimónia.

A Câmara Municipal de Lisboa, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Planetário Calouste Gulbenkian e o Turismo de Lisboa apoiam a “European Space Expo”.