Executivos acreditam no impacto positivo do metaverso
Accenture lança uma nova unidade de negócio “Metaverse Continuum Business Group” para ajudar as organizações na adaptação às mudanças causadas pela fusão entre o mundo físico e virtual.
O “Metaverse Continuum” – um novo espectro de mundos, realidades e modelos de negócio potenciados digitalmente – está a redefinir a forma como o mundo trabalha, opera e interage.
De acordo com o estudo “Accenture Technology Vision 2022, “Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business”, as empresas estão a deparar-se com uma realidade muito diferente daquela em que normalmente operavam, à medida que várias tecnologias – como realidade aumentada, blockchain, digital twins e edge computing – estão em conjunto a modificar as experiências humanas.
Para ajudar as organizações a tirar partido desta mudança, a Accenture lançou uma nova unidade de negócio.
A Accenture Metaverse Continuum será liderada, a nível global, por Paul Daugherty, Chief Technology Officer da Accenture e David Droga, CEO e Creative Chairman da Accenture Interactive.
Segundo Paul Daugherty, “a próxima geração da internet está a expandir-se rapidamente e impulsionará uma nova onda de transformação digital muito maior do que alguma vez pudemos assistir, com capacidade de alterar a forma como todos vivemos e trabalhamos”.
Como parte do estudo, a Accenture entrevistou mais de 4.600 executivos na área de tecnologia em 23 indústrias e em 35 países, incluindo Portugal.
Neste estágio inicial, 71% dos executivos acreditam que o metaverso terá um impacto positivo na sua organização e 42% acreditam que será inovador ou transformador.
Rui Barros, Managing Director da Accenture, responsável pela área de Technology em Portugal revela que “à medida que a linha entre a vida física e digital das pessoas fica cada vez mais ténue, as organizações têm a oportunidade e a obrigação de construir um metaverso responsável – abordando questões como confiança, sustentabilidade, segurança pessoal, privacidade, acesso e uso responsáveis, diversidade e muito mais. As ações e escolhas que fazem hoje vão preparar o cenário para o futuro.”
A Accenture também opera no seu próprio metaverso, o Nth floor, onde os colaboradores da empresa podem participar no onboarding de novas contratações e em formações imersivas ou apenas socializar em equipa.
Neste ano fiscal, a empresa espera que 150.000 ou mais novas contratações trabalhem no metaverso no seu primeiro dia.
Pedro Pombo, managing diretor da Accenture, responsável pela área de Interactive em Portugal afirma que “a Accenture é reconhecida como um dos principais líderes em capacidades relacionadas com o metaverso, com 600 registos de patentes e mais de uma década de experiência”.