Executivos da IBM voltam a receber bónus

A IBM vai restituir os bónus anuais de performance para os seus executivos de topo. A recuperação destas compensações surge numa altura em que os lucros e os preços das ações da empresa sofrem uma quebra.

ibm rometty

Tendo ao longo dos últimos onze trimestres registado receitas que ficaram aquém das expectativas, devido à dificuldade que está a ter em redirecionar o seu foco de negócio para as áreas dos serviços e da computação cloud, a IBM em 2013 suspendera as compensações extraordinárias dos seus executivos de topo, a pedido dos mesmos.

Os bónus regressam mesmo depois de, em 2014, a IBM ter registado uma perda líquida de sete por cento e de as suas ações terem caído cerca de 14 por cento.

Assim, a diretora executiva Virginia Rometty receberá 3,6 milhões de dólares por 2014, segundo um documento da IBM submetido à autoridade reguladora. O CFO Martin Schroeter e outros três executivos constavam também da lista, recebendo, contudo, compensações mais reduzidas que a de Rometty.

Estima-se que, para 2015, o salário-base da CEO seja de 1,6 milhões de dólares, o primeiro aumento que recebe deste que em 2012 assumiu a administração executiva da IBM. Rometty deverá também embolsar um prémio de cinco milhões de dólares por 2015.

No ano passado, a IBM decidiu que seria sensato reformular o objetivo para os seus lucros operativos de 20 dólares por ação para 2015, depois de perceber que o redirecionamento do foco de negócios de hardware para serviços cloud e programas de segurança informática – embora lhe permitisse adquirir uma maior margem lucrativa – poderá não ter sido bem conseguido.