Categories: Segurança

Falhas de segurança e escassez de competências em cibersegurança relacionadas

A Fortinet  lançou o 2024 Global Cybersecurity Skills Gap Report, no qual destaca os desafios contínuos relacionados à escassez de competências em cibersegurança e que afetam organizações em todo o mundo.

Entre as principais conclusões do relatório destaque para o facto de as organizações estarem a atribuir cada vez mais as violações de segurança à lacuna de competências em cibersegurança.

Por outro lado, as violações de segurança continuam a ter repercussões significativas para as empresas, “e os líderes executivos são frequentemente penalizados quando estas ocorrem”.

No mesmo sentido, as certificações continuam a ser altamente valorizadas pelos empregadores como uma validação das competências e conhecimentos atuais em cibersegurança.

Já a falta de competências em cibersegurança acaba por impactar empresas em todo o mundo.

Estima-se que sejam necessários 4 milhões de profissionais para preencher a crescente lacuna na força de trabalho no setor da cibersegurança.

Ao mesmo tempo, o estudo revelou que 70% das organizações indicaram que a escassez de competências em cibersegurança cria riscos adicionais para as suas organizações.

Outras conclusões que destacam o impacto da crescente lacuna de competências nas empresas globais incluem o facto de as organizações estarem a atribuir mais violações de segurança à falta de competências em cibersegurança, por exemplo.

Na realidade, no último ano, quase 90% dos líderes empresariais (87%) afirmam ter sofrido um ataque que pode ser atribuído parcialmente à falta de competências em cibersegurança, um aumento face aos 84% verificados no relatório de 2023 e dos 80% em 2022.

Já as violações têm um impacto mais substancial nas operações uma vez que os ataques trazem consigo um conjunto alargado de repercussões, desde financeiras à própria reputação da empresa.

Os responsáveis valorizam de forma ampla as certificações como validação do conhecimento em cibersegurança. Aqueles que possuem uma certificação ou trabalham com alguém que possui destacam vantagens claras com mais de 90% dos inquiridos a afirmarem que preferem contratar candidatos com certificações.

A Fortinet conta com um portefólio integrado com mais de 50 produtos de nível empresarial através da sua plataforma Fortinet Security Fabric.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago