Ferramenta de memória impressa da Xerox ajuda a combater contrafação

Com o intuito de ajudar as empresas e os governos a garantirem uma maior e melhor segurança dos seus produtos, a Xerox anunciou dois tipos diferentes de etiquetas electrónicas impressas, também conhecidas como “memória impressa”, que visam captar e armazenar informação sobre a autenticidade e estado dos produtos.

De acordo com  Xerox, as memórias impressas oferecem elevado nível de segurança, são compostas até 36 bits de memória regravável e têm uma capacidade de armazenamento de até 68 biliões pontos de dados. Estas etiquetas podem, por exemplo, ser utilizadas para determinar se um produto é genuíno, permitindo acompanhar o processamento durante a distribuição.

A empresa sugere uma outra solução – a memória impressa com segurança encriptada – que inclui um código impresso encriptado (igual a um código de barras) na memória. O código só poderá ser lido pelas equipas autorizadas, que disponham de um leitor próprio que faz ligação com uma aplicação segura para smartphone.

Segundo refere a Xerox, a combinação de memória impressa com um código impresso com segurança criptográfica cria uma das soluções de anti-contrafação mais seguras do mercado. Pode ser aplicada em vários âmbitos, tais como no rastreamento, para garantir a segurança de produtos farmacêuticos, controlando taxas ou impostos de selo pelas instituições governamentais. A característica de segurança criptográfica foi desenvolvida no PARC, uma empresa do universo Xerox, sendo uma funcionalidade adicional para as etiquetas de memória impressa.

Ao contrário dos métodos tradicionais anti-contrafação – tais como a tinta invisível, hologramas e etiquetas RFID que podem ser copiados – a memória impressa da Xerox pretende garantir, com segurança criptográfica, uma solução eficiente, de valor acessível e difícil de ser falsificada, pois cada etiqueta é exclusivamente encriptada.

Para a produção em larga escala, a Xerox está a trabalhar em conjunto com a empresa Norueguesa Thin Film Electronics ASA, empresa que desenvolve e comercializa produtos eletrónicos impressos.