Fertagus facilita validação de viagens

A Fertagus, a Finaro e a Mastercard juntaram-se para desenvolver um projeto que vai possibilitar a todos os utilizadores daquela empresa de transportes “viajar de forma mais cómoda e fácil”, recorrendo apenas ao seu cartão de pagamento contactless para validar as viagens.

Esta iniciativa “é pioneira na região de Lisboa” e é agora apresentada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2022.

Os utilizadores da Fertagus poderão, assim, utilizar o seu cartão de pagamento contactless para viajar nos comboios, “sem necessidade de ter de perder tempo a comprar bilhete – tornando o seu dia a dia mais agradável ao evitar filas de espera”, explica a empresa.

O projeto é mais uma das atividades no âmbito da parceria entre a Mastercard e o Grupo Barraqueiro, que tem como principal objetivo dar resposta aos desafios da transformação digital no setor da mobilidade urbana em Portugal, através do recurso a soluções tecnológicas inovadoras.

Para além da Mastercard e da Fertagus, outro dos principais parceiros é a Finaro, um banco global que desenvolve soluções tecnológicas para pagamentos e tido aqui como “enabler” bancário do projeto, “permitindo criar uma solução completa e com camadas de complexidade reduzidas – tanto para a Fertagus como os utilizadores finais”.

Entre os restantes parceiros contam-se a Axians, empresa do Grupo Vinci, e a Ubirider, uma start-up portuguesa.

O projeto-piloto já teve início e a implementação em toda a rede da Fertagus está prevista para novembro, servindo assim os mais de 90 mil passageiros que usam diariamente os comboios suburbanos entre Lisboa e a margem Sul.