Fibrenamics apresenta produtos inovadores de I&D
A Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, realiza no próximo dia 26 de novembro, um evento com a apresentação pública da sua nova plataforma digital e dos resultados alcançados pelo grupo no projeto ‘Fibrenamics 4.0’, cofinanciado pelo Portugal 2020. A exposição vai decorrer no Altice Fórum Braga e conta ainda com um debate sobre o tema “Indústria 2030: Oportunidades a Norte”.
Num evento que pretende assinalar o lançamento da nova Plataforma Digital da Fibrenamics, um espaço de networking e partilha de conhecimento entre especialistas, onde passará a estar disponível novas ferramentas tecnológicas e um maior número de conteúdos técnicos, como por exemplo relatórios de intelligence, eBooks, artigos técnicos e webinars, o principal destaque vai para a primeira apresentação pública de mais de 20 produtos inovadores desenvolvidos por esta equipa da Universidade do Minho.
Entre os elementos em exposição estão, por exemplo, produtos para proteção individual criados para o Ministério da Defesa e que já estão no terreno com o contingente português no Afeganistão, ou as meias com electroestimulação desenvolvidas a partir de malhas tubulares de compressão, produto vencedor do prémio Inovação da NOS e que foram utilizadas pela Seleção Nacional de Futebol no último Campeonato do Mundo.
Entre as novidades apresentadas há também produtos inovadores para a área da alimentação e saúde, nomeadamente: membranas biopoliméricas reforçadas com nanomateriais de base natural para utilização em embalagens alimentares que usam materiais biodegradáveis, evitando assim o consumo excessivo de plásticos não recicláveis; e membranas naturais de nanofibras para tratamento de feridas e queimaduras, com propriedades antibacterianas e antifúngicas capazes de proteger e regenerar a pele ferida e ao mesmo tempo prevenir o ataque bacteriano e fúngico.
Esta apresentação terá visitas guiadas para os participantes ao longo das diversas ilhas de exposição onde estão estes modelos demonstradores.
Para além da apresentação destes produtos de I&D, esta é uma iniciativa que junta também especialistas e empresários de vários setores de atividade, num debate sobre o futuro da indústria nacional, as oportunidades de inovação e a captação de investimentos para o Portugal 2030.