Fibrenamics desenvolve nova geração de máscaras e materiais de proteção

São seis os projetos de I&D em EPI’s que representam um investimento de cerca de 3 milhões, entre máscaras reutilizáveis e outros equipamentos de proteção com capacidade antibacteorológica.

A Fibrenamics, interface de I&D da Universidade do Minho, está a desenvolver seis projetos de investigação para a criação de uma nova geração de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Trata-se de um produto com propriedades únicas que, em alguns casos, além de permitirem a sua reutilização, proporcionam ainda uma maior capacidade de filtração bacteriana e vírica,  com propriedades hipoalergénicas.

O desenvolvimento destes projetos de EP’Is é realizado em conjunto com diversas entidades portuguesas e envolve um investimento total em I&D de cerca de 3 milhões de euros.

Tendo em consideração as preocupações globais em torno da COVID-19, a sobrecarga dos sistemas de saúde e um claro desajustamento da oferta de equipamento de proteção face à respetiva procura, estes projetos têm como objetivo dar resposta a essas necessidades.

Procuram ainda acrescentar valor que visa, por um lado, contribuir para a diminuição da dependência de mercados externos para a matéria prima principal (capacidade filtrante), ajudar a combater a poluição ambiental, apresentar EPI’s com níveis de proteção melhorada, e sobretudo dotar a industria nacional de capacidade técnico e cientifica para o desenvolvimento e produção dos mesmos.

Cada um destes projetos está a ser desenvolvido em parceria com a Fibrenamics, da Universidade do Minho, e pretendem responder a especificações e objetivos diferenciadores.

“É com a missão de podermos ajudar a responder às necessidades e a mitigar a transmissão comunitária de SARS-CoV-2, que em conjunto com diferentes parceiros, nos lançámos nestes desafios de desenvolver EPI’s verdadeiramente inovadores e com impacto na sociedade”, explica João Bessa, Technology Manager da Fibrenamics da Universidade do Minho.

Os projetos estão a ser desenvolvidos no âmbito do sistema de incentivos das atividades de investigação e desenvolvimento e investimento em infraestruturas de ensaio e otimização no contexto do Covid-19, com o apoio do Portugal 2020 e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia.