Categories: CyberwarSegurança

FireEye acusa China de ciberespionagem

Um relatório da FireEye revela que durante décadas consecutivas hackers têm levado a cabo operações de espionagem de negócios e governos do sudeste asiático e da Índia. Os investigadores da empresa de cibersegurança suspeitam que os criminosos sejam de origem chinesa e beneficiem de apoio estatal.

Divulgado hoje, a investigação da FireEye diz que campanhas de espionagem cibernética, que datam, pelo menos de 2005, têm procurado alvejar governos e setores comerciais que disponham de informações críticas sobre a região, sejam elas políticas, económicas ou militares.

Considerando a estrutura premeditada dos ataques e os alvos escolhidos, os investigadores da FireEye acreditam que o grupo em questão está associado ao governo chinês. Um dos autores do relatório, Bryce Boland, disse que o grupo perpetrador estaria ainda a monte e que as suas operações continuavam ativas.

O governo chinês sempre condenou este género de práticas, negando vigorosamente quaisquer ligações a grupos cibercriminosos, mas acusações parecem acumular-se. Por detrás da Grande Firewall da China, Pequim, o centro nervoso da política chinesa, diz, de todas as vezes que é acusada de participar em atividades de espionagem cibernética, que os ataques informáticos são um problema que afeta todos os membros da comunidade internacional e que exigem um esforço conjunto para que possa ser aplacado.

Em 2011, a McAfee, conta a Reuters, descobrira uma operação intitulada Shady Rat, que levava a cabo espionagem cibernética de governos e instituições asiáticas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago