Ford vai investir 11 mil milhões em carros elétricos

A Ford anunciou esta semana que irá duplicar o seu investimento na produção de carros elétricos e promete que, até 2022, irá gastar 11 mil milhões de dólares na tecnologia.

A Ford anunciou esta semana que irá duplicar o seu investimento na produção de carros elétricos e promete que, até 2022, irá gastar 11 mil milhões de dólares na tecnologia. A fabricante norte-americana quer lançar 16 carros totalmente elétricos nos próximos cinco anos, com o primeiro a chegar em 2020.

A grande rival da Ford, a General Motors (GM), viu as suas ações crescer depois de se ter comprometido com os carros elétricos e autónomos. A GM planeia lançar 20 carros elétricos até 2023. Na última semana, apresentou um concept car sem volante ou pedais.

2017 não foi o ano mais calmo da história da Ford; em maio, Jim Hackett substituiu Mark Fields na liderança da fabricante e ainda que a empresa seja lucrativa, as vendas estagnaram, com os custos a aumentar mais depressa do que o esperado.

Grande parte dos fabricantes estão a apostar em carros elétricos. A Daimler afirma que vai produzir versões elétricas de todos os seus carros até 2022. A Vokswagen, por exemplo, quer tornar tudo elétrico até 2030.

Para além dos carros mais convencionais, a Ford vai trabalhar e produzir um carro desportivo totalmente elétrico, que terá o nome de Mach 1.

De relembrar que em 2015 a Ford anunciou que iria gastar 4,5 mil milhões de dólares num programa de eletrificação dos seus veículos que se iria traduzir em 13 carros elétricos nas estradas em 2020.