Fortinet oferece formação em cibersegurança

A Fortinet anunciou na conferência RSA o acesso universal e gratuito ao seu programa de formação e certificação Network Security Expert (NSE), ou Especialista em Segurança de Rede.

Ao oferecer o programa NSE ao público em geral, a Fortinet diz querer atrair uma nova geração de professionais de cibersegurança, fornecendo uma saída para obter a qualificação desejável e lucrativa no campo em expansão de segurança de TI. A oferta abrange os cursos de nível 1 do programa NSE para já, seguindo-se os níveis 2 e 3 no segundo trimestre de 2017.

“Diante de um cenário de ameaças cada vez mais hostil, as empresas estão a expandir os seus investimentos em segurança de infraestrutura, mas lutam para encontrar o talento cada vez mais raro necessário para implementar e operar as suas soluções”, afirma Ken Xie, presidente e CIO da Fortinet.  O executivo diz que a Fortinet acredita ser sua a responsabilidade de “promover o desenvolvimento e a educação contínua de talentos de cibersegurança e preencher a falta de qualificação em cibersegurança.”

Vários relatórios recentes destacaram a grande falta de profissionais com a qualificação em cibersegurança necessária para combater o volume e a complexidade em expansão das ameaças. Essa falta de qualificação traz desafios para as empresas, pois estas não conseguem encontrar tais profissionais e proteger os seus funcionários, dados, investimentos e lucros dos riscos cada vez maiores dos ciberataques.

“A abertura para o público do programa Especialistas em Segurança de Rede da Fortinet aumenta o acesso a recursos educacionais e cria novas oportunidades para os profissionais de segurança de TI atuais e futuros, cujas habilidades serão fundamentais para garantir o crescimento contínuo da economia digital”, pontua Ken Xie.

O programa NSE da Fortinet foi lançado em 2015. Como a ferramenta principal usada para desenvolver e manter as qualificações dos funcionários, parceiros e utiizadores finais da Fortinet, o programa utiliza um currículo de vários níveis que evolui a partir dos princípios básicos e contexto geral da cibersegurança, até estratégias avançadas e conceitos técnicos de segurança. Este projeto já forneceu mais de 50 mil certificações NSE no mundo todo.

A procura também levou à criação da Fortinet Network Security Academy para instituições de educação públicas, de nível básico ou superior. Essas instituições fazem parceria com a Fortinet e usam o currículo do programa NSE para desenvolver cursos de cibersegurança, que são atualmente oferecidos em escolas em 46 países.

O NSE 1 apresenta os conceitos básicos de segurança da rede e fornece um contexto histórico do mercado de cibersegurança. O NSE 2 apresenta as principais soluções de segurança usadas para enfrentar os desafios descritos no NSE 1. O NSE 3 fornece uma explicação mais detalhada sobre os produtos de segurança avançada e capacidades usadas para proteger contra ameaças e vetores de ataque específicos.