Fórum de Inovação das Empresas Sonae distingue projetos de inovação

O Fórum de Inovação das Empresas Sonae vai distinguir os melhores projetos de inovação. Da lista dos projetos finalistas fazem parte o io carro de picking do Continente, o balcão de venda ativa da Well’s e Book.it, e o crivo para resíduos recolhidos com filtro eletrostático da Sonae Indústria.

Global ideas and innovation conceptAs Empresas Sonae reforçaram a aposta estratégica na área de inovação. No ano de 2012, a Sonae investiu 82 milhões de euros em investigação, desenvolvimento e inovação.

Este valor traduz um crescimento de cerca de 10 milhões de euros nos últimos dois anos e contribuiu para o desenvolvimento de projetos meritórios que vão ser distinguidos no Fórum de Inovação das Empresas Sonae (FINOV).

O FINOV tem como objetivo fomentar o valor da inovação na comunidade e apoiar projetos inovadores nas várias Empresas Sonae.

Luís Reis, presidente do Fórum de Inovação das Empresas Sonae,explica que “As Empresas Sonae têm promovido uma cultura de inovação aberta, envolvendo os colaboradores, parceiros, universidades e centros de conhecimento, com resultados assinaláveis que se traduzem em novos produtos e serviços, mas também em novos formatos e processos de negócio. Os projetos finalistas dos Sonae Companies Innovation Awards e do Chairman’s Award demonstram a nossa capacidade de desenvolver, em Portugal e nos mais de 60 países onde estamos presentes, soluções que criam vantagens competitivas e colocam as Empresas Sonae como referências nos seus setores a nível nacional e internacional”.

Os Sonae Companies Innovation Awards distinguem projetos de inovação desenvolvidos nas Empresas Sonae.

Para além destes prémios, existe ainda o Chairman’s Award, atribuído pelo Engenheiro Belmiro de Azevedo, que reconhece uma única inovação entre as centenas desenvolvidas nas Empresas Sonae.

Os projetos finalistas incluem o carro de picking do Continente, o balcão de venda ativa da Well’s e Book.it, e o crivo para resíduos recolhidos com filtro eletrostático da Sonae Indústria.

Os mais de 600 participantes no FINOV 2013 vão discutir o papel da inovação no crescimento económico e no desenvolvimento das empresas e organizações.

A conferência realiza-se amanhã, dia 5, na Alfândega do Porto e conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

O evento engloba uma mostra de projetos – o FINOV Hub – que dará a conhecer as mais recentes inovações desenvolvidas pelas Empresas Sonae, bem como pelos seus parceiros. É o caso das empresas Microsoft, Fujitsu, Huawei, Samsung, Noesis, Roff, Ericsson, CBE, HP, Decunify, Deloitte, SAP e Return on Ideas.

Este fórum enquadra-se na estratégia de inovação aberta das Empresas Sonae, que procura envolver os públicos internos, mas também parceiros de negócio, universidades, outros players e empresas dos mais variados setores de atividade.