Franceses desenvolvem ferramenta para combater WannaCry

Após ter decorrido uma semana do maior ataque informático, um conjunto de investigadores franceses revelam que existe uma hipótese de recuperar os ficheiros do Windows encripatados pelo ransomware WannaCry. A novidade refere a agência noticiosa Reuters, surge numa altura em que surgem informações que o software malicioso atacou mais de 300 mil computadores em 150 países.

Uma equipa de investigadores de cibersegurança desenvolveu uma chave de encriptação destinada para os ficheiros que foram afectados pelo ataque. No entanto, os especialistas avisam que a solução apenas funciona em duas condições específicas: se os computadores não foram reiniciados desde a infeção do WannaCry e se as vítimas desses ataques aplicaram a atualização antes da atuação do software, antes dos ficheiros terem ficado “trancados”. 

A equipa inclui Adrien Guinet, reconhecido expert em cibersegurança, e Benjamim Delpy, funcionário do Banque de France.

“Não é uma solução perfeita, mas, até ao momento, é a única solução que funciona, no sentido em que auxilia as empresas a recuperam os ficheiros perdidos”, refere Matthieu Suiche, especialista de segurança da empresa pariense Quarks Labblog.  O executivo publicou a solução Wannakey no seu blog e afirma que funciona em sistemas operativos Windows 7 e XP. No entanto, a equipa está a trabalhar para desenvolver atualizações específicas para outras versões do sistema operativo Windows.