Fraunhofer Portugal premeia projetos inovadores

O concurso de ideias Fraunhofer Portugal é uma iniciativa do Fraunhofer AICOS que tem como grande objetivo premiar e recompensar a investigação científica feita nas universidades portuguesas.

criatividade-e-inovação-ferramentas-administrativasO concurso já tem vencedores. Ricardo Campos, doutorado na Universidade do Porto e docente no Instituto Politécnico de Tomar, ganhou na categoria de Doutoramento. O projeto visa optimizar a pesquisa de informação na Internet, ordenando os resultados apresentados de acordo com a sua contextualização temporal.

Segundo Ricardo Campos, com as aplicações desenvolvidas é possível executar pesquisas implicitamente temporais em diferentes línguas (“pt”, “en”, etc.) e domínios, seja numa perspectiva mais empresarial (“iPad”), cultural (“o anjo branco”), política (“margaret thatcher”), musical (“carlos paião”) ou na simples procura de informação sobre um acontecimento (“haiti earthquake”). A extração de datas a partir dos conteúdos dos documentos é outra das inovações deste sistema.

André Santiago, do Instituto Superior Técnico, foi o vencedor na categoria de Mestrado, com o desenvolvimento de uma inovadora tag RFID. Esta tag tem como principais características a possibilidade de operação em superfícies problemáticas, baixo custo e elevado alcance de leitura.

André Santiago explica que a tecnologia de identificação por radiofrequência (através da utilização de tags providos de códigos de identificação únicos (como acontece no caso da Via Verde), apresenta-se neste momento como um dos métodos mais populares no reconhecimento de bens, pessoas e objectos.

Com esta iniciativa os responsáveis do Fraunhofer AICOS pretendem incentivar a investigação orientada para o mercado que dê origem a soluções tecnológicas úteis e que possam fazer a diferença no quotidiano das pessoas e organizações.