Fraunhofer Portugal premeia teses de mestrado e doutoramento na área das TIC

A 8ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge quer premiar ideias apresentadas em Teses de Mestrado e de Doutoramento nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, Multimédia ou outras Ciências conexas.

O concurso  promovido pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, da Associação Fraunhofer Portugal,  procura  ideias que possam ter impacto nas áreas científicas atualmente em desenvolvimento pelo centro, como é o caso da interação homem-máquina, do processamento de informação e da computação autónoma.

Smartphones, saúde, agricultura, wearables, sensores de mobilidade, monitorização de atividade, desporto, segurança, big data e logística são alguns dos temas preferenciais da iniciativa. Os candidatos interessados devem preencher o formulário de registo até 30 de julho e carregar a apresentação da ideia no site do concurso. As ideias submetidas devem basear-se numa tese concluída no ano letivo 2015/2016 ou que ainda seja defendida no ano letivo 2016/2017.

O vencedor do concurso será anunciado no dia 25 de outubro no Evento de Encerramento do Fraunhofer Portugal Challenge. A sessão inclui a apresentação pública dos melhores projetos selecionados na segunda fase do concurso. As seis melhores ideias vão receber prémios científicos no total de 9.000€, que vão ser divididos em duas categorias (Mestrado e Doutoramento) com 3 lugares cada (1º, 2º e 3º Prémio).

A Fraunhofer Portugal, que possui sede no Porto, tem como missão promover a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico.