Fujitsu desenvolve tecnologia de análise de tráfego

O Fujitsu Laboratories e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fujitsu anunciaram a criação de uma tecnologia de análise de tráfego em tempo real para reconhecer congestionamentos, acidentes e violações de trânsito. A inovação utiliza processamento de imagem e machine learning para analisar as imagens recolhidas pelas câmaras.

A novidade da Fujitsu combina duas tecnologia, uma que verifica as imagens das câmaras de vigilância instaladas em estradas, agrupando automaticamente características que podem reconhecer erros e realizando, a partir daí, uma aprendizagem para a aumentar a precisão do reconhecimento, e outra que analisa objetos em movimento, como veículos e pessoas.

Em testes de campo realizados em colaboração com o Instituto de Pesquisa de Automóveis de Suzhou da Universidade de Tsingha (TSARI), foi possível verificar, com uma precisão entre 90 a 95% em 11 tipos de incidentes como acidentes e violações de trânsito. Estes valores são possíveis de alcançar mesmo quando as câmaras não possuem recursos avançados de correção de imagem.

A Fujitsu está a trabalhar para aumentar a precisão e o reconhecimento das ocorrências e vai continuar a participar com a TSARI na realização de testes.

Adicionalmente, a empresa afirmou que pretende implementar o serviço na China em abril de 2017, ao associar a novidade à solução inteligente Spatiowl, serviço em cloud da Fujitsu que utiliza informações de localização. Dessa forma, será possível reconhecer incidentes que ocorrerem em uma ampla área em tempo real.  O próximo passo será ampliar a oferta da tecnologia para outras regiões, incluindo o Japão.