Gema Digital revela software de gestão para museus e instalações inteligentes

A Gema Digital, empresa portuguesa dedicada na criação de projetos digitais e tecnológicos, acaba de lançar o OneCore. O produto consiste numa solução que permite centralizar e promete simplificar a gestão de todos dos elementos e conteúdos de uma smart facility. O OneCore já está a ser utilizado em vários projetos, como o Museu do Pelé, o World of Discoveries, Museu do Chocolate, entre outros, e encontra-se, de momento, em processo de R&D para ser aplicado a outras atividades como a agricultura, por exemplo.

O software permite ainda reforçar a segurança destes sistemas integrados, bem como reunir dados analíticos para a tomada de decisões em várias vertentes. A gestão centralizada não se limita ao hardware, dado que o OneCore se dirige igualmente à passagem de conteúdo entre as várias aplicações presentes nestes sistemas, o que permite um controlo mais rigoroso dos mesmos e a possibilidade de os direcionar de acordo com os diferentes públicos-alvo que visitam e utilizam estes espaços.

“O potencial agregador deste software não contribui apenas para a eficiência e segurança destes sistemas, mas funciona também como uma poderosa ferramenta analítica, capaz de reunir dados relevantes na tomada de decisões. Para além da reunião de informação proveniente de todos os elementos em relatórios que a tornam mais clara, o OneCore permite ainda a consulta de mapas térmicos que representam graficamente a distribuição dos utilizadores nas várias zonas destes espaços inteligentes”, explica Martim Pessanha, partner da Gema Digital.

O OneCore é adequado a uma série de instalações, que cada vez mais frequentemente no panorama atual, recorrem a um conjunto de equipamentos e conteúdos, hardware e software, integrados num mesmo espaço, e que assim podem passar a ser geridos como um todo.

De acordo com o comunicado de imprensa, edifícios inteligentes, como escritórios, podem beneficiar do OneCore através da integração de LCDs, touchscreens e projetores num sistema de gestão que os sincroniza com outros elementos do sistema.  O software da GEMA permite ainda a utilização de um CMS mais sólido, apoiado em ferramentas analíticas simultaneamente claras e detalhadas.

O OneCore gere também vídeo-walls, ecrãs, salas imersivas, guias áudio e outras tecnologias que cada vez estão mais presentes em Museus Inteligentes, ao permitir a modificação, atualização e partilha de conteúdos em diversos suportes e plataformas, e a possibilidade de os direcionar para os diferentes públicos-alvo que visitam as instalações.

Também a área do Retalho Inteligente pode beneficiar do OneCore, que possibilita desenvolver métodos que calendarizam a ativação e desativação de todos os elementos de uma loja, numa única plataforma.