Gestão de endereços de Internet agora à escala mundial

A partir do ano que vem, o governo dos Estados Unidos abdica do poder que exercia na gestão de endereços da Internet.

Fadi-management-planO governo dos Estados Unidos anunciou a cedência relativamente à atribuição de nomes dos domínios da Internet entregue ao ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), sediado em Los Angeles, Califórnia.

Esta cedência acordada pelo governo e pelo ICANN, organização responsável por fazer corresponder endereços a computadores na Internet, tem como objetivo cimentar um modelo de gestão à escala mundial. O ICANN pretende fazer a transição do processo com a participação de todos os interessados, nomeadamente empresas e países.

O presidente da agência, Fadi Chehadé, assegura que “estamos a convidar governos, o setor privado, a sociedade civil e outras organizações de Internet de todo o mundo a juntarem-se a nós”.

A previsão é de que esta transição não altere em nada o acesso dos utilizadores. No entanto, é necessário proceder à internacionalização das funções desempenhadas pelo ICANN. “A Internet tornou-se demasiado importante. Não podíamos continuar à espera em Los Angeles que o mundo viesse ter connosco. Era altura de proativamente irmos ter com o mundo”, ressalva Chehadé.

A opção do órgão responsável pelos desígnios da Internet alberga algumas condições que incluem que a empresa não seja dominada por nenhum tipo de organização governamental e a garantia de que a responsabilidade da gestão de endereços não seja entregue à International Teleccomunication Union, agência pertencente às Nações Unidas.

Na próxima semana discutir-se-á num encontro do ICANN em Singapura as questões referidas.