Gestão de procura em TI alinha-se com objetivos de negócio

Um estudo da CIONET revelou que 75 por cento dos diretores de informação acredita que “a gestão da procura está razoavelmente alinhada com os objetivos de negócio”. É ainda reconhecido o papel cada vez mais preponderante das TI no crescimento das empresas.

gestão

A cada dia são mais as organizações que olham para as Tecnologias de Informação como importantes ativos que potenciam o seu crescimento, e deixam de vê-las como meros complementos ao negócio ou investimentos sem retorno tangível.

No inquérito, a CIONET, a maior comunidade europeia de executivos de TI, apurou que a maioria dos diretores de informação está ciente da importância da gestão da procura de TI para o crescimento saudável do negócio. Somente três por cento dos executivos abrangidos pelo estudo afirmaram que a implementação de projetos de demand management não adquire qualquer relevância no âmbito da sua organização.

43 por cento dos CIO revela que a recolha de dados é a área de gestão de procura de TI com uma maior potencial quando em linha com os objetivos de negócio da empresa. Por outro lado, 38 por cento aponta um planeamento eficiente como um elemento crucial para o desenvolvimento do negócio.

“A dificuldade em alocar recursos e orçamento para atividades estratégicas e operacionais”, segundo a CIONET, são elementos apontados por 60 por cento dos inquiridos como os maiores entraves à implementação de projetos de gestão de procura de TI.

Também a “falta de visibilidade e de controlo sobre as exigências do negócio” foram identificadas por 20 por cento dos CIO como grandes obstáculos.

Embora 25 por cento destes executivos nunca tenha colocado em prática um plano de gestão de procura de TI, 63 por cento olha para as indústrias da Banca, dos Seguros e das Telecomunicações como modelos a seguir neste campo.